ENZO: PMT PRECISA SAIR DO DISCURSO E RESOLVER

A Câmara de Vereadores de Teresina deve endurecer as cobranças a gestão do Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), quanto ao impasse no transporte público da capital, que enfrenta problemas há mais de dois anos. O presidente da Câmara, vereador Enzo Samuel (PDT), anunciou nesta quinta-feira (9), durante um café da manhã com a imprensa na casa do poder Legislativo municipal, que convocou para esta sexta-feira (10) uma reunião com os líderes de bancadas para discutirem o assunto. A ação é mais uma tentativa do Legislativo em ajudar a Prefeitura a resolver o problema da falta de ônibus circulando na cidade, porém, segundo o presidente falta boa vontade da prefeitura para resolver. 

Novo presidente da Câmara, Enzo Samuel, reuniu a imprensa durante Café, anunciou novas medidas de segurança na Câmara e, também, informou de ações para cobrar melhorias do transporte público na capital (foto: Jailson Soares/ PD)

“Em relação ao transporte precisa discutir com serenidade. No discurso fica tudo muito fácil resolver, mas é preciso da capacidade da gestão em resolver o problema. Não adianta o vereador Enzo apresentar a solução e a gestão (Prefeitura) não ter a boa vontade de resolver”, destacou.  

Ainda segundo o presidente, na reunião desta sexta-feira deverá ser elaborado um documento com algumas proposições a serem tomadas pela Prefeitura. “Estarei chamando aqui uma reunião dos líderes partidários e de blocos, amanhã, para que a gente possa elaborar um relatório com algumas proposições que nós já temos para o transporte público e iremos entregar ao Prefeito e ao Setut”, informou.  

Dentre essas proposições, está o pedido para que seja aumentada a oferta de ônibus nas ruas da capital. “Um exemplo é aumentar a demanda de ônibus. A principal reclamação da população é que não tem ônibus na cidade. Por que não podemos aumentar, já que quem determina a quantidade de ônibus é a Strans. Hoje, estamos tão avançados em tecnologia, tem GPS, pode-se até colocar fiscais nas empresas pra ver se os ônibus saíram ou não pra rodar”, destaca Enzo.  Vereador anunciou reunião entre os vereadores para elaborar documento que pedirá providências à Prefeitura em relação ao transporte público (foto: Jailson Soares/ PD)

Outra proposição da Câmara será que a Prefeitura honre com os empenhos firmados pela licitação do transporte público. “Em contrapartida, a essa maior oferta de ônibus, a Prefeitura tem que honrar com o compromisso que está no contrato de licitação. Se nenhuma das partes tiver boa vontade de resolver, não adianta vereador e deputado apresentar solução para o problema”, reclamou o presidente. 

NOVO PLANO DIRETOR 

Já como proposta a longo prazo, o vereador ressalta que é preciso elaborar um novo Plano Diretor do Transporte Público na capital. “É preciso um Novo Plano Diretor de Transporte para ser estudada a origem, destino, quantidade de passageiros, e possamos melhorar o sistema de transporte.  É preciso que os diretores executivos dos órgãos competentes vão até as comunidades escutarem as necessidades dos usuários de ônibus”, afirmou.  

DECISÃO MAIS DRÁSTICA CONTRA A PREFEITURA 

O presidente Enzo destacou que a Câmara nunca se furtou de discutir o problema do transporte público, mas é preciso que o Executivo (Prefeitura) tome alguma decisão mais firme. A Câmara já realizou CPI do Transporte Público, porém, a gestão não acatou nenhuma das decisões sugeridas pela CPI. 

Na coletiva, Enzo disse que se for preciso, Câmara vai endurecer ações contra Prefeitura (foto: Jailson Soares/ PD)

“Vamos entregar esse documento (que será elaborado nesta sexta-feira) exigindo que se retorne os ônibus como tá no contrato (licitação) e Prefeitura faça a contra partida de pagar suas dívidas com as empresas. A Câmara vem fazendo a sua parte que é fiscalizar, discutir soluções, colocamos mais de R$ 70 milhões do Orçamento para custear o transporte público, mas se o poder Executivo não tomar sua decisão fica muito difícil, qualquer solução que seja apresentada não vai resolver”, ressaltou Enzo. 

Questionado qual será a decisão, caso a Prefeitura não acate os pedidos feitos pelos vereadores da Câmara na reunião desta sexta-feira, Enzo Samuel diz que precisarão ser tomadas decisões mais drásticas, porém, não revelou quais seriam.  

“Não podemos deixar que esse problema venha afetar principalmente a imagem desta Casa que nunca se furtou do debate, fez CPI, destinou milhões do orçamento para o transporte. Agora, vamos fiscalizar como vai ser aplicado esses R$ 70 milhões, que devem ser aplicados para o pagamento do subsídio mensal da Prefeitura ao sistema de transporte”, concluiu Enzo Samuel.  

Comente aqui