UM ENORME LEGADO PARA O PIAUÍ

Empresário faleceu aos 78 anos vítima de problemas de saúde (foto: reprodução)

Funcionários, amigos e familiares se despediram nesta quarta-feira (15) do empresário Rufino Damásio, de 78 anos, mais conhecido como R. Damásio, que faleceu nessa terça-feira (14) no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado há algumas semanas. O corpo do empresário chegou a Teresina no fim da manhã desta quarta e o velório aconteceu no prédio do Grupo R. Damásio, no Centro da capital.   

O corpo do empresário chegou por volta das 12h30 na sede da Empresa, sendo aplaudido por centenas de funcionários. Um dos filhos do empresário, Danilo Damásio, declarou o orgulho que tem do pai e agradeceu a todos que se fizeram presentes no velório. 

Danilo Damásio fala que o maior legado deixado pelo pai é o exemplo de disciplina (foto: Jailson Soares/ PD)

“Eu só tenho gratidão pelo carinho numa hora dessa, às pessoas que dispuseram seu tempo para vir aqui, dar carinho pra gente, ver meu pai pela última vez (...). Como empresário, sei que ele ajudou muita gente na sua vida e fica esse ensinamento”, destacou Danilo. 

Danilo, que também é empresário e gestor das empresas fundada pelo pai, destacou que o maior legado deixado pelo pai é a disciplina. “Meu pai sempre foi muito vanguardista, embora analfabeto ele descobriu a China primeiro que todo mundo, ele sempre esteve na vanguarda das coisas, ele antecipava muito as crises, se eu pudesse defini-lo com uma palavra só seria disciplina, um homem muito disciplinado e isso passou para nós, pros outros gestores e diretores da empresa e a gente tenta na medida do possível multiplicar isso, antecipar crises e disciplina sempre”, afirmou Danilo Damásio. 

Danilo Damásio fala sobre legado deixado sobre seu pai (foto: Jailson Soares/ PD)

DO PIAUÍ PRO MUNDO

Homem simples, de origem humilde, Rufino Damásio da Silva havia trabalhado por diárias como ajudante de pedreiro e, algum tempo depois, trabalhou como cobrador de boletos do Sistema Clube de Televisão durante sua juventude. Foi capaz de juntar dinheiro e nvestir numa visão de negócio que o acompanhou por toda a vida. Fundou sua empresa como uma pequena loja de peças para bicicletas. 

Nem herança, nem amigos importantes, nada além do trabalho fez com que a pequena loja fosse transformada na R. Damásio Distribuidora de Motopeças Ltda, que abriu suas portas em 02 de Janeiro de 1967.

Hoje, o Grupo R. Damásio está presente em 13 estados brasileiros e foi pioneiro do comercio de iportação e exportação de peças para a China, por força de uma inquietação que desafiou políticos e governos para crescer e diversificar, empregando, direta e indiretamente, milhares de pessoas e famílias. 

Vários funcionários do Grupo R.Damásio compareceram ao velório (foto: Jailson Soares/ PD)

O sepultamento do corpo do empresário para as 16h desta quarta-feira (15) no Cemitério São José, no bairro Matinha, zona Norte de Teresina (PI).


Comente aqui