ELMANO PROPÕE COOPERAÇÃO ENTRE ESTADOS E UNIÃO PARA SEGURANÇA PÚBLICA

Elmano comenta segurança pública no país (Foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

Ontem (22), em aparte ao pronunciamento do senador Armando Monteiro (PTB-PE), o senador Elmano Férrer (PMDB-PI) propôs um sistema cooperado entre estados e União para buscar soluções para a questão da segurança pública, que se mostra cada vez mais urgente. Para Elmano, apesar da responsabilidade maior por este setor seja dos estados, o governo federal deve se envolver mais, de modo a colaborar na resolução de conflitos.

“É uma preocupação que deve ser da federação. No meu entendimento, a segurança pública que hoje, de acordo com a nossa constituição, é uma tarefa maior dos estados federal. Hoje não há fronteiras entre os estados para o crime organizado”, declarou.

Elmano afirmou ainda que a insegurança já é uma “realidade inquestionável” no país, seja em cidades de pequeno, médio ou grande porte.

“Eu antevejo que, talvez, devamos buscar um sistema cooperativo entre os estados federados e a União. Creio que os estados sozinhos não tem mais as condições necessárias, em termos de recursos humanos e financeiros, para enfrentar a questão da segurança pública”, afirmou.

Comente aqui