DRAGA ALANA QUER CADEIRA NA CÂMARA

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), deu início à sua reformulação administrativa visando os próximos dois anos à frente da gestão municipal e a busca pela reeleição em 2024. No último dia 24/11, o secretário da Secretaria Municipal da Juventude (SEMJUV), Eduardo da Silva Oliveira, mais conhecido como Draga Alana (PSD).

Antes mesmo de ser exonerado, Draga Alana já havia pedido para ocupar cadeira de vereador como primeiro suplente do PSD na Câmara (foto: reprodução)

Draga Alana obteve 2.105 votos nas eleições municipais de 2020, ficando na primeira suplência do seu partido. A saída do suplente da secretaria já era ensaiada desde setembro, porém, a apreensão de um veículo que estava com Draga Alana durante a Operação Mandarim, deflagrada na última quarta-feira (24/11) pela Polícia Civil, fez a Prefeitura apressar a exoneração. A investigação aponta que o veículo que estava com o suplente de vereador é de um dos presos da operação. A aparição do nome de Draga Alana no notíciário policial deu ao prefeito a desculpa perfeita para mandá-lo embora.

ORIENTADO

Nos bastidores circula a informação que a saída de Draga Alana da SEMJUV é com orientação do grupo político do deputado federal Júlio César (PSD) e seu filho Georgiano Neto (MDB) que querem Draga Alana atuando na Câmara. Por outro lado, a chegada de Alana no Legislativo pode tirar a cadeira do suplente Antônio José Lira (Republicanos), braço direito do vereador e deputado estadual eleito, Jeová Alencar (Republicanos). Lira, aliás, é o atual líder do prefeito. 

Suplente de vereador da capital tem apoio político da 'Família Júlio César' (foto: reprodução)

Para o lugar de Alana na SEMJUV foi nomeado o advogado Liu Grazianni, que seria uma indicação do vereador Neto do Angelin. Ainda na Semjuv, Doutor Pessoa nomeou Rodrigo Vigirino para secretaria executiva da pasta, sendo uma indicação do vereador Valdermir Virgino.

Vale lembrar que ainda em outubro, os vereadores Valdemir e Neto pediram para sair do Progressistas após apoiarem o então candidato do PT Rafael Fonteles ao governo do Estado. Além disso, com a saída do Progressistas, os parlamentares se aproximaram ainda mais da gestão de Doutor Pessoa e devem ingressar no Republicanos, mesmo partido do gestor que acaba de prestigiar os parlamentares com essas indicações em sua gestão.

SAÍDA DE DRAGA ALANA PODE AFETAR JEOVÁ ALENCAR

Com a saída de Draga Alana da SEMJUV, o suplente já protocolou seu pedido para assumir o mandato na Câmara como primeiro suplente do PSD. Com isso, o suplente de vereador e líder do prefeito na Câmara, Antônio José Lira (Republicanos) poderá deixar a Câmara. Lira é o aliado de ‘primeira linha’ ao atual presidente da Câmara, Jeová Alencar, que defende com ‘unhas e dentes’ a permanência de Lira no Legislativo.

Zé Lira volta a sofrer ameaças de ter que deixar cadeira de vereador na Câmara (foto: Jailson Soares/ PD)

Após protocolar o pedido de retorno à Câmara e não ter recebido resposta, Alana ingressou com mandato de segurança na Justiça pedido a “posse” no cargo de vereador alegando ser o primeiro suplente da sigla. O juiz Thiago Carvalho Martins, da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarcar de Teresina, negou o pedido de Draga Alana, mas deu prazo de 30 dias para Câmara Municipal de Teresina resolva o processo administrativo que envolve o caso.

Comente aqui