Direção do CEM é exonerada

Por Mirian Teles

Quatro dias depois da morte do adolescente Gleison Vieira da Silva, de 17 anos, acusado de participar do estupro coletivo na Cidade de Castelo do Piauí em maio deste ano, o Secretário da Assistência Social e Cidadania do Estado do Piauí (SASC), Henrique Rebelo, exonerou toda a direção do Centro Educacional Masculino (CEM).

De acordo com a assessoria da Sasc, toda a coordenação do CEM falhou ao ter colocado todos os quatro adolescentes no mesmo espaço, mesmo sabendo que havia a possibilidade de cometerem algum tipo de agressão um contra os outros. O novo diretor do Centro será o capitão Ancelmo Portela, ex-diretor de presídios do Estado.

As exonerações aconteceram na manhã desta terça-feira (21). Os que deixaram os cargos foram: Marivaldo Viana, coordenador do CEM, o gerente de internação da secretaria Francisco Herbert da Cruz, o diretor de unidade socioeducativa Anderlly Lopes, e o Herbert Neves, diretor educacional de atendimento socioeducativo do CEM.

Vice-presidente da OAB/PI, Eduarda Mourão/ Foto: Wilson Filho

OAB PIAUÍ

Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí (OAB-PI), realizaram uma visita nesta segunda-feira (20), ao prédio do CEM em Teresina, e destacaram condições improprias a que os menores são submetidos.

Segundo constatou a OAB, há colchonetes para os internos e uma fossa séptica está estourada dentro de uma ala do centro. Os adolescentes também reclamam da falta de banho de sol. Um ponto grave são as falhas na segurança, como falta de grades superiores e ausências de câmaras de vigilância que monitorem os internos. A insuficiência de funcionários foi destacada e a falta de pessoal qualificado que trabalhe com dependentes químicos também foi sentida pela equipe da OAB-PI.

Depois da visita, a OAB-PI juntamente com a Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, estão preparando um relatório que deverá ser entregue ao governador do Estado. “Estamos formalizando um documento com todos os pontos que destacamos durante a visita e marcaremos uma audiência com o Governador, Wellington Dias, e o Secretário da Sasc, Henrique Rebelo, para que soluções administrativas sejam providenciadas”, destacou Eduarda Mourão, vice-presidente da OAB /PI.

Segundo a advogada, o CEM precisa de reforma e de soluções administrativas. “ Providencias imediatas precisam ser tomadas, principalmente para o problema da superlotação e da segurança no local”, explicou. O CEM tem capacidade para 60 internos, mais atualmente 83 adolescentes estão lotados nas dependências do órgão, que é formado por três alojamentos, divididos em cinco pavilhões.

Comente aqui