DEPUTADOS TOMAM POSSE E ELEGEM NOVOS PRESIDENTES

Os 30 deputados estaduais eleitos na eleição de 2022 no Piauí tomaram posse do cargo nesta quarta-feira (2) na abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Nove deputados vão ocupar pela primeira vez uma cadeira na Alepi e os outros já tem trajetória política no parlamento. Atualmente, a base do Governo Rafael Fonteles (PT) conta com 22 dos 30 deputados da Casa, sendo esses dos 12 do PT, nove do MDB e um (1) do Solidariedade. Já a oposição, composta é por oito parlamentares, sendo sete do Progressistas e um (1) do Republicanos.


OS NOVATOS

Doutor Thales Coelho (Progressistas) – é ex-prefeito de Paquetá do Piauí, deixou o cargo para concorrer a cadeira na Alepi.

Doutor Felipe Sampaio (MDB) – é filho do ex-deputado e ex-presidente da Alepi, Themístocles Filho (MDB); é irmão do deputado Federal Marco Aurélio Sampaio.  

Gracinha Mão Santa (Progressistas) – é filha do ex-governador e atual prefeito de Parnaíba, Mão Santa (União Brasil).

Bárbara do Firmino (Progressistas) – é filha do ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, e da deputada estadual Lucy Silveira (Progressistas), que deixou a cadeira na Alepi em 31 de janeiro de 2023.

Aldo Gil (Progressistas) – é filho do atual prefeito da cidade de Picos (PI), Gil Paraíbano (PP), e foi secretário de Saúde do município.

Deputados exaltam harmonia na Assembleia com acordos firmados para as eleições para escolha dos presidentes nos próximos quatro anos (foto: Alepi)

Doutor Vinicius (PT) – é ex-diretor do Hospital Infantil Lucídio Portela durante a gestões do governador Wellington Dias (PT).

Rubens Vieira (PT) – é ex-prefeito da cidade de Cocal (PI).

Doutor Gil Carlos (PT) – é ex-prefeito da cidade de São João do Piauí (PI).

Jeová Alencar (Republicanos) - é ex-presidente da Câmara de Vereadores de Teresina (PI).

A deputada estadual Ana Paula (MDB) é, também, uma das novatas nesta legislatura. Porém, já ocupou o cargo de deputada em outras legislaturas e tem revezado com o marido, deputado Zé Santana, a ocupação de uma cadeira na Alepi.

Clima na Alepi era de festa com 'comes e bebes' em todos gabinetes dos parlamentares (foto: AlepI)

Já os 20 parlamentares que conseguiram a reeleição e tomaram posse nesta quarta-feira (1º) são: Georgiano Neto (MDB), Severo Eulálio (MDB), Doutor Pablo Santos (MDB), Flávio Júnior (PT), Wilson Brandão (PP), Janainna Marques (PT), Lima (PT), João Madison (MDB), Gustavo Neiva (PP), Firmino Paulo (PT), Hélio Isaias (PT), Doutor Hélio (MDB), Fábio Xavier (PT), Marden Menezes (PP), Henrique Pires (MDB), Fábio Novo (PT), Coronel Carlos Augusto (MDB), Nerinho (PT), Franzé Silva (PT), Evaldo Gomes (Solidariedade).

FRANZÉ E SEVERO PRESIDENTES

Essa é a 20ª legislatura da Alepi e logo no primeiro ocorreu uma eleição dupla para escolha dos próximos presidentes da Casa para os biênios 2023-2024 e 2025-2026.

Apesar da votação ser secreta, todos os deputados foram fieis aos acordos firmados entre eles e não houveram surpresas (foto: Alepi)

FRANZÉ SILVA  (2023-2024) - Logo após a posse dos deputados foi realizada a votação para escolha do presidente da Assembleia, na votação os 30 deputados com direito a voto foram chamados nominalmente e colocaram um papel com o nome do escolhido na urna. Como era candidato único e já havia consenso em torno de seu nome, o deputado estadual Franzé Silva (PT) foi eleito pelo voto dos 29 deputados e mais o seu voto, totalizando 30 votos. Os votos na Alepi são secretos.

Franzé e Severão serão presidentes após acordo 'costurado' entre o PT e MDB, com o conluio dos deputados até da oposição e a benção do governador Rafael Fonteles (foto: Alepi)

O deputado, era vice-presidente na última legislatura, mas estava desde o fim de dezembro na presidência, após o ex-deputado Themístocles Filho (MDB) ter renunciado seu mandato para assumir o cargo de vice-governador do Piauí, para o qual foi eleito nas eleições de 2022, junto com o Governador Rafael Fonteles (PT). O decano emedebista da Alepi deixou o mandato de presidente após 18 anos comandado o poder legislativo e ter vencido nove eleições para presidente.

Em seu discurso de agradecimento, Franzé Silva agradeceu os votos dos colegas deputados e destacou que essa é primeira vez que um "negro preside a Alepi".  "Com muita alegria e gratidão, recebo o voto de confiança dos colegas deputados e deputadas. Ser presidente do Poder legislativo exige total responsabilidade, equilíbrio, disposição para diálogo e nossa tônica será a harmonia fundamental para avançarmos nas pautas de interesse do nosso povo", ressaltou Franzé.

Eleição de Franzé já era consenso para a presidência logo após as eleições de 2022 (foto: Alepi)

Logo após a votação que elegeu Franzé Silva, também, foi escolhida a mesa diretora para o biênio 2023-2024:

Franzé Silva - Presidente

Evaldo Gomes - 1° Vice-Presidente

Georgiano Neto - 2º Vice-Presidente

Gil Carlos - 3° Vice-Presidente

Bárbara Do Firmino - 4° Vice-Presidente

Marden Menezes - 1º Secretário

Dr. Hélio - 2º Secretário

Dr. Thalles Coelho - 3º Secretário

Hélio Isaías - 4º Secretário

SEVERO EULÁLIO (2025-2026) - Logo após a eleição para escolha do presidente para os próximos dois da Alepi, os deputados realizaram uma nova eleição, dessa vez de forma "antecipada em dois anos", para a escolha do futuro presidente da Alepi para os anos de 2025 e 2026. Normalmente, o pleito só deveria ocorrer no fim de 2024 ou início de 2025, mas com o PT e o MDB duelando pela presidência da Casa, a solução encontrada foi um acordo discutido entre os parlamentares, mas só firmado às véspera da eleição, para que Severo fosse eleito presidente já para o biênio seguinte a Franzé. Na votação antecipada, os 30 deputados, também, escolheram por unanimidade o nome de Severo como futuro presidente.

Nome de Severo chegou a ser consenso, mas sofreu resistência nos últimos dias, até que voltou a ser aceito como o presidente para 2025-2026 (foto: Alepi)

No pleito foi escolhida a mesa diretora para o biênio 2025-2026.

Severo Eulálio - Presidente

Francisco Limma - 1° Vice-Presidente

Vinicius Nascimento - 2º Vice-Presidente

Ana Paula - 3° Vice-Presidente

Gustavo Neiva - 4° Vice-Presidente

Wilson Brandão - 1º Secretário

Evaldo Gomes - 2º Secretário

Aldo Gil - 3º Secretário

Felipe Sampaio - 4º Secretário


Comente aqui