DEPUTADO QUER RECONTAGEM DA POPULAÇÃO PARA REDUZIR PREJUÍZO DOS MUNICÍPIOS

Deputado Júlio César quer recontagem do número de habitantes de municípios (Foto:JailsonSoares/PoliticaDinamica.com)

O presidente da Frente Parlamentar Municipalista, deputado federal Júlio César (PSD), informou que mais de mil municípios brasileiros têm prejuízo com a estimativa de população feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Júlio César disse que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é feito com base no cálculo da população e a estimativa para baixo prejudica esse repasse de recurso.

O deputado quer que seja refeita uma recontagem da população para evitar esse prejuízo aos municípios. Ele sugeriu que essa avaliação seja feita juntamente com o Censo Agropecuário. De acordo com o deputado, o IBGE fez estimativa da população nos municípios subestimando os números.

“Era para ser feita a contagem em 2015. A lei determina que nos anos zero, tenha censo. E nos anos cinco tenha a contagem. E não teve, fizeram projeção. E o Brasil só cresceu 0,77% em relação a estimativa do ano anterior. A cada ano vem diminuindo, diminuindo essas projeções e queremos que essa contagem seja refeita, porque prejudica os municípios”, adiantou Júlio César.

O deputado afirmou que mais de mil municípios, pela contagem do IBGE, tiveram diminuição da população, e, com isso, o cálculo do FPM, que é feito com base na faixa da população, cai. “Essa estimativa para baixo dá um prejuízo considerável aos municípios. Nós temos 535 municípios que têm menos de 20 mil habitantes e tem uma grande dependência do repasse do FPM”, advertiu o presidente da Frente Parlamentar Municipalista.

“Agora, queremos uma sinalização positiva do IBGE para fazer junto com o Censo Agropecuário, a contagem da população. Temos que tratar os desiguais de forma desigual e fazer tudo que for possível para reduzir as desigualdades, distribuindo mais para quem mais precisa”, finalizou o deputado.

Comente aqui