DENÚNCIA CONTRA TEMER DIVIDE BANCADA DO PIAUÍ

Na foto, os deputados Assis Carvalho, Átila Lira e Iracema Portella, síntese de uma bancada dividida (Foto: Reprodução)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

A denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) chegou à Câmara dos Deputados na última quinta-feira (29) e deve dividir, mais uma vez, a bancada federal do Piauí. São dez deputados federais e em outros momentos a maioria deles votou favoravelmente a Temer, seguindo decisões do partido ou por ser aliada do peemedebista.

O documento contendo a denúncia foi lido com a presença de apenas dez deputados na sessão da quinta-feira e a Câmara já notificou o presidente. O procurador-geral da República Rodrigo Janot pede que o STF condene Temer à perda do mandato e ao pagamento de uma multa de R$ 10 milhões. Pesa sobre Temer a acusação de corrupção passiva.

Alguns parlamentares piauienses já demonstram sua orientação quanto ao voto nesta denúncia. O deputado Marcelo Castro (PMDB), correligionário de Temer, tende a votar contra a matéria, assim como os deputados progressistas Iracema Portella e Maia Filho. Outros nomes que contestam a denúncia são Heráclito Fortes e Átila Lira, ambos do PSB. Espera-se ainda que o deputado Paes Landim (PTB) também vote contra.

Na contramão deles está Assis Carvalho (PT), que faz clara oposição ao governo federal, além de Rodrigo Martins (PSB), que segue avaliando o teor da denúncia, mas declarou em entrevista à imprensa local que deve votar favorável. Os deputados Julio Cesar (PSD) e Silas Freire (sem partido) ainda não declararam uma posição definitiva.

Esta é a primeira vez na história que um presidente da República, no exercício do cargo, é acusado de crime comum. A denúncia só poderá ser analisada se 342 deputados - dois terços dos membros - votar favorável à matéria.

Comente aqui