Decreto coloca 152 municípios em emergência

O Diário Oficial da União trouxe, na edição de ontem (21), a portaria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, por meio da qual o Governo Federal reconhece a situação de emergência decretada pelo Governo do Estado em 152 municípios do Piauí.

No último dia 25 de junho o governador havia assinado o decreto, que tem validade de 180 dias a contar da data de publicação no Diário Oficial. O decreto se deve, na maioria dos casos, à estiagem prolongada que se estende pelo semiárido do Piauí.

Hélio Isaías, secretário estadual de Defesa Civil, comunicou oficialmente, que o reconhecimento melhora a qualidade de vida das pessoas da região, uma vez que possibilita o acesso a programas federais como o Garantia Safra.

Hélio Isaías afirma o decreto possibilita melhoras para o homem do campo. (Foto: Divulgação)

O reconhecimento da situação de emergência irá beneficiar agricultores familiares das regiões atingidas pela estiagem, pois possibilitará que tenham acesso a programas federais como o Garantia Safra facilitado. Alem disso, amplia-se também possibilidade de linhas de crédito junto aos bancos públicos.

As zonas urbanas das cidades atingidas pela seca que estão com dificuldade para o abastecimento irão receber água potável através da operação carro-pipa e as regiões onde a situação é mais grave, como São Raimundo Nonato e Pedro II, devem receber adutoras de engate rápido.

Nove municípios da região de São Raimundo Nonato dependem da barragem Petrônio Portella para o abastecimento. O reservatório está com apenas 12% de sua capacidade e a água, em razão do baixo nível e do elevado teor de sal, não tem qualidade para o consumo humano. Cerca de 110 mil pessoas sofrem os efeitos da estiagem na região.

Comente aqui