FIRMINO LIDERA COM 45,67%

Números da pesquisa estimulada: Firmino 45,67%; Dr. Pessoa 26,33%; Amadeu 8,44% (fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

por Lídia Brito e Marcos Melo

Pesquisa Credibilidade/PolíticaDinâmica divulgada hoje (5) mediu o desempenho dos candidatos a prefeito de Teresina. Com amostra de 900 eleitores, a pesquisa aponta que, de maneira espontânea, 41,33% dos entrevistados dizem votar no prefeito Firmino Filho (PSDB), 24,56% indicam voto em Dr.Pessoa (PSD) e 7,11% acompanham o jornalista Amadeu Campos (PTB).

Na corrida pela Prefeitura de Teresina, Firmino Filho está deixando os demais adversários comendo poeira e se mantém com ampla liderança nas pesquisas de intenção de voto (charge: Izânio Façanha | Política Dinamica.com)

Os números mostram que o nome de Firmino Filho parece estar "cristalizado" na mente do eleitor. Ter o nome mais conhecido da disputa é, claro, também uma das vantagens de ser candidato à reeleição. 

Os números apontam que Firmino Filho pode ser reeleito em primeiro turno e que dificilmente sairá da cadeira de prefeito desta vez (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

No pensamento do Dr. Pessoa, ainda há chances de enconstar no prefeito e levar a disputa para o segundo turno. Mas numa campanha tão curta, não é o que apontam os números (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Amadeu Campos ainda luta para superar as intenções de voto do Dr. Pessoa, mas mesmo com uma campanha mais planejada, os números não melhoraram para ele (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Neste cenário, em que não é mostrada a lista de candidatos, o número de indecisos é de 26,33%. A professora Luciane Santos (PSTU) tem 0,22%, Everton Diego (PSOL) tem 0,11%, Lourdes Melo (PCO) tem 0,11% e Quem Quem (PTN) foi lembrado por 0,11% dos entrevistados.

NÚMEROS DA ESTIMULADA

Na pesquisa estimulada — aquela em que são exibidos os nomes de todos os candidatos escolhidos em convenção — o prefeito Firmino Filho aparece em primeiro lugar com 45,67% das intenções de votos. O deputado Dr. Pessoa fica em segundo com 26,33% dos votos. O jornalista Amadeu Campos aparece em terceiro com 8,44%.Na estimulada, Firmino está isolado na liderança e segue em campanha tranquila, sem ser incomodado por adversários (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Baseado no desempenho de Amadeu Campos, que também é de oposição, Dr. pessoa acredita em junção de forças para derrotar Firmino Filho (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)Duas semanas de campanha, debates, entrevistas e visita aos bairros não foram suficientes para fazer Amadeu Campos subir nas pesquisas. E, ainda por cima, a justiça indeferiu o seu registro de candidatura (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Os eleitores que não sabem ou não opinam somam 9,00% e os que responderam que votariam em branco, não ou nenhum são 8,33%.

O professor Everton Diego (PSOL) aparece com 0,78% das intenções os votos. Ele vem seguido pela professora Lourdes Melo (PCO), que tem 0,67%; Quem Quem, com 0,44%; e Luciane Santos, com 0,22%

.O professor Everton Diego tem hoje o melhor desempenho fora dos partidos tradicionais, mas a sua intenção de votos não atinge nem 1%. O que mostra a desigualdade de concorrer às eleiçoes com apenas 10 segundos de campanha no rádio e na TV (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O discurso de Lourdes Melo contra o "golpe" também não lhe rendeu intenção de votos suficientes para superar nem 1% (foto: Wilson Filho | CidadeVerde.com)

Cômico nas propagandas e ácido nos debates, Quem Quem não convenceu o eleitor teresinense até o momento e está longe de repetir o desempenho de 2004 (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

A campanha de Luciane Santos do PSTU não conquistou, até o momento, a atenção do eleitorado de Teresina (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

REJEIÇÃO DOS CANDIDATOS

Se o quadro não mudou muito em relação à intenção de voto, na rejeição a mudança foi grande. A rejeição ao candidato do PTB, Amadeu Campos, despencou de 36,33% em agosto (PI05998/2016) para 20,89%. 

O melhor desempenho de Amadeu Campos foi exatamente diminuir a rejeição ao seu nome, que despencou 15% em 3 semanas (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Houve ligeira queda também na rejeição ao prefeito Firmino Filho. Na primeira pesquisa, eram 19,11% os que não votariam de jeito nenhum no tucano. Agora, são 13,44%.

A rejeição ao nome do prefeito que busca a reeleição diminuiu ao longo da pré-campanha e início da disputa, mas, embora menor que a de Amadeu, ainda é maior que a do Dr. Pessoa (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

O deputado estadual, Dr. Pessoa (P`SD), tem a menor rejeição. Dos entrevistados em agosto, 15,67% não votariam nele de jeito nenhum. Agora, 9,67% afirmam que não votariam no candidato do PSD.

Dr. Pessoa continua sendo até o momento o candidato com a menor rejeição entre os principais candidatos ao cargo de prefeito de Teresina (foto: Jailson Soares | PoliticaDinamica.com)

Os eleitores que afirmam que não sabem ou não opinaram sobre rejeição eram 28,89%. Na pesquisa mais recente, chegam a 30,11% do total. Dos entrevistados, 25,89% escolheram em branco, nenhum ou nulo.

SEGUNDO TURNO

Em um eventual segundo turno, o prefeito Firmino Filho (PSDB) venceria o candidato Dr. Pessoa (PSD). O tucano teria 48,56% dos votos contra 32,56% dos votos de Dr. Pessoa. Nesse cenário, os votos nulos e brancos chegam a 10,11%. Não sabem ou não opinaram 8,78%.

Se o prefeito Firmino Filho for para o segundo turno com o candidato do PTB, jornalista Amadeu Campos, o tucano também venceria. Firmino teria 55,67% dos votos e Amadeu ficaria com 15,22%. Nesse cenário, o total de votos nulos e brancos chega a 15,89%. Não sabem ou não opinaram foi de 13,22%.

Se a disputa pelo segundo turno for entre o deputado Dr. Pessoa (PSD) e o jornalista Amadeu Campos (PTB), o deputado levaria a melhor. De acordo com a pesquisa, nesse cenário, Dr. Pessoa teria 45,89% dos votos. O jornalista Amadeu Campos apareceria com 16,33%.

FICHA TÉCNICA

Foram entrevistados 900 eleitores. A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 03 de setembro de 2016. A margem de erro é de 3,26% e o grau de confiança é de 95%. Registrada com o número PI-09394/2016 a pesquisa foi encomendada pelo Portal Política Dinâmica.

Comente aqui