CONCURSO DE CARTÓRIOS TERÁ CONTINUIDADE

Conselheiro Noberto Campelo fala sobre a decisão (Foto: Agência Senado)

por Lídia Brito

O Concurso para Atividade Notarial e de Registro, o conhecido concursos dos cartórios, que desde 2015 estava parado à espera de uma decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a prova de títulos, terá continuidade.

Segundo o conselheiro Noberto Campelo, o certame só aceitará títulos de cursos que foram realizados até o período da divulgação do edital, o ano de 2013. "Este concurso é fundamental para a descentralização dos cartórios no Piauí. O impasse estava na prova de títulos porque havia candidatos que apresentaram 10 diplomas de especialização feitos em 1 ano, o que ia de encontro à lisura do processo", afirmou a vereadora Graça Amorim.

Em maio deste ano, a Câmara Municipal de Teresina, aprovou requerimento proposto pela vereadora solicitando ao CNJ que se pronunciasse sobre questionamento enviado àquela instituição a respeito da limitação do número de títulos para concurso de cartórios do Piauí. A Casa também pediu esclarecimentos sobre o período em que os cursos foram realizados pelos candidatos. A resposta veio agora.

“Quem ganha com isso é a população pois vai utilizar os serviços cartorários com mais tranquilidade, menos filas e serviços mais baratos. Com o aumento da concorrência, a tendência é que o serviço melhore”, ressalta a vereadora.

Comente aqui