Cirurgias ortopédicas no HUT crescem 8% nos primeiros cinco meses de 2023

Referência no atendimento de traumas, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), unidade SUS vinculada a Fundação Municipal de Teresina (FMS), realizou de janeiro a maio deste ano um total de 4.021 cirurgias ortopédicas, enquanto no mesmo período do ano passado foram 3.722. Essa quantidade representa um aumento de 8%, a especialidade corresponde a 62% de todas as operações feitas no hospital em 2023.

A maioria das intervenções cirúrgicas ortopédicas é decorrente de fraturas provocadas por acidentes de trânsito, mais de 80% provocadas por motocicletas, além de quedas de mesmo nível especialmente com idosos.

Os dados da Unidade de Estatística mostram ainda que 51% das cirurgias realizadas no HUT são traumas de emergência que requerem intervenções de forma imediata e 49% são urgências, onde o atendimento é rápido e a cirurgia acontece em um curto prazo.

“As cirurgias ortopédicas no HUT aumentam a cada ano para atender a demanda da saúde pública, cerca de 27% dessas intervenções necessitam de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMEs), o que apresenta um maior custo para a rede de saúde”, revela o médico Ítalo Costa, diretor técnico do Hospital.

“Fomos melhorando nossa forma de trabalhar, com a criação do serviço de trauma avançado que conta com leitos de cuidados específicos, um novo modelo de pronto atendimento preconizado pelo SUS e um suporte integrado com tecnologia para diagnósticos, agilizando o processo de cirurgias. A demanda é grande, pois o número de acidentes não para de crescer, mesmo assim conseguimos aumentar o número de procedimentos”, ressalta o diretor geral, médico Anderson Dantas.

O HUT é o maior serviço público na rede de urgência e emergência do Estado. Atua como retaguarda, alinhado com a Central de Regulação do SUS e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O Serviço de Ortopedia do Hospital de Urgência de Teresina é composto por 36 ortopedistas realizando uma média de 27 cirurgias por dia.

Comente aqui