CIRO DEPÕE AO SUPREMO EM AÇÃO CONTRA BOLSONARO

Segundo reportagem da CNN Brasil, o ex-ministro Chefe da Casa Civil do Governo Bolsonaro, senador Ciro Nogueira (PP-PI), vai prestar depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (8). Ainda segundo a publicação, o senador será ouvido através de vídeo conferência, por volta das 11h, e será questionado sobre o encontro do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores estrangeiros no Palácio do Alvorada. 

O encontro foi realizado em julho de 2022, tendo o então presidente citado trechos de um inquérito da Polícia Federal (PF) que investiga um ataque hacker ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018, o que, supostamente, “colocava em cheque” a segurança do sistema eleitoral brasileiro. Na ocasião, Bolsonaro usou slides para apresentar esse discurso ao grupo de embaixadores que visitavam o Palácio da Alvorada. Todo o discurso do evento foi transmitido ao vivo pela TV Brasil e pelas redes sociais do então presidente da República. 

Inquérito corre sob sigilo e investiga crimes de abuso de poder durante reunião de Bolsonaro no Alvorada (Jailson Soares/ PD)

Na audiência, além do ministro, às 14h deverá ser ouvido o Almirante Flávio Rocha que era Secretário de Assuntos Estratégicos do Palácio do Alvorado. A ação está sob sigilo na Justiça Eleitoral e a videoconferência com Ciro e Flávio foi determinada pelo corregedor do órgão, ministro Benedito Gonçalves.  

Nogueira e o Almirante integram uma ação de investigação judicial promovida pelo PDT que pede a inelegibilidade do ex-presidente em razão da reunião dele com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em que Bolsonaro atacou o sistema eleitoral. 

O PDT acusa Bolsonaro e seu então candidato a vice, Walter Braga Netto, de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação pela reunião com embaixadores ocorrida no Palácio da Alvorada no dia 18 de julho de 2022.  


Com informações da CNN Brasil

Comente aqui