Ciro e Regina na CPI do HSBC

por Gonçalo Naza e Marcos Melo

Os senadores piauienses Ciro Nogueira (PP) e Regina Sousa (PT) estão entre os membros da CPI do Swissleaks, que vai investigar o escândalo de contas secretas do banco HSBC na Suíça. As investigações apontam que vários brasileiros abriram contas na filial do banco em Genebra para sonegar impostos. 

Os parlamentares do Piauí representarão o bloco governista (PT, PDT e PP), ao lado de Paulo Rocha (PT-PA), Fátima Bezerra (PT-RN). 

De acordo com o senador Ciro Nogueira, o objetivo da Comissão é fazer uma rigorosa investigação de prováveis crimes de sonegação para dar uma resposta  à sociedade sobre o caso, que ele considera grave.


Ciro, que está na lista de investigados da CPI da Petrobras vai, agora, ser membro da CPI do Swissleaks

“O trabalho da CPI será o de defender o Brasil diante de possíveis crimes financeiros e o nosso papel é o de contribuir para esclarecer um caso de alta gravidade. As denúncias de evasão fiscal e sonegação de impostos devem ser investigadas com rigor, porque a sociedade espera e merece ter uma resposta sobre o caso”, disse o senador ao Política Dinâmica no início da noite desta terça-feira, 17.

Ciro ressaltou que a CPI do Swissleaks não é reação do Governo Federal à CPI da Petrobras. Disse, ainda, que espera que ela não seja usada politicamente.

Para que a CPI entre em funcionamento falta apenas a indicação dos membros do PMDB, o que deve acontecer ainda nesta semana. 

Até agora, ela é composta pelos senadores Paulo Rocha (PT-PA), Fátima Bezerra (PT-RN), Regina Sousa (PT-PI) e Ciro Nogueira (PP-PI), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Blairo Maggi (PR-MT) e pelo autor do requerimento de criação da comissão, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP).

Comente aqui