CASO ALGODÕES É RELEMBRADO APÓS SETE ANOS

População cobrou medidas e pagamento de indenização. (Foto: Jailson Soares / PolíticaDinâmica.com)

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Sete anos depois do vale do rio Piranji ter sido devastado pelo rompimento da Barragem Algodões I, na cidade de Cocal, no Norte do estado, a população local segue cobrando medidas do Governo do Estado que possam garantir o ressarcimento dos bens perdidos com o acidente. Hoje (31) em audiência realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), as vítimas voltaram a cobrar indenizações, que já deveriam ter sido pagas.

O presidente da Associação das Vítimas e Amigos das Vítimas da Barragem Algodões (Avaba), Corcino Medeiros, afirma que as questões envolvendo o caso ainda são muito prejudiciais aos atingidos e cobra do governador Wellington Dias (PT), mais celeridade na agilidade de pagar as vítimas.

Professor Corcino Medeiros afirma que população vive em condições difíceis. (Foto: Jailson Soares / PolíticaDinâmica.com)

“O mínimo que o governador pode e deve fazer é promover o ressarcimento dos danos materiais que o pessoal teve para que possam reconstruir suas propriedades e etc. Todos estão mal, vivendo mal, produzindo mal. Hoje há vilas que são favelas rurais, que não dá mais condições de trabalhar”, afirma.

O deputado Marden Meneses (PSDB), que fez a proposição para a realização da audiência, aproveitou para ressaltar que medidas judiciais já têm sido tomadas contra o governador e que, mesmo assim, o problema não tem sido solucionado.

Deputado diz que governador pode ser afastado do cargo. (Foto: Jailson Soares / PolíticaDinâmica.com)

“Completamente só há descaso. Essa questão agora levou o governador Wellington Dias a ser réu em uma ação no STJ, o que pode implicar até no afastamento do governador, para você ver a gravidade. A justiça mostra em suas decisões a responsabilidade do Estado e é dever dele reparar estes danos”, garante o deputado, que faz oposição na Alepi. 

Comente aqui