CARAVANA EM BUSCA DE APOIOS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula (PT), já começou sua pré-campanha à presidência da República em 2022 desde que o STF derrubou suas condenações no processo da Lava Jato.  Desde abril de 2021, o líder petista tem se reunido com diversos políticos para tentar unir forças contra a candidatura à reeleição do atual presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Nos bastidores, há informação que o ex-presidente pretende unir o maior número possível de partidos e líderes políticos em torno de sua candidatura para obter êxito contra Bolsonaro no próximo ano.

O que já é praticamente certo é que o ex-presidente Lula deverá repetir em 2021 a intitulada “Caravana Lula Pelo Brasil” que também em 2017, iniciando pelos nove estados do Nordeste. Naquela ano, Lula despontava como pré-candidato as eleições presidências de 2018, num período conturbado, visto que o partido estava no centro de várias denúncias de corrupção, tendo ainda sofrido o impeachment da presidenta Dilma (PT) em 2016. Nas eleições de 2018, Lula acabou não saindo candidato porque meses antes [abril de 2018] acabou sendo preso sobre acusação dos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro pela Operação Lava Jato, comandada pelo ex-juiz Sérgio Moro.

Lula em Caravana pelo Nordeste em 2017 (foto: ascom)

Em 2020, a defesa do ex-presidente conseguiu anular as condenações do ex-presidente que, por decisão do STF, passou a se tornar elegível e propenso candidato à presidente em 2022. De lá pra cá, Lula não hesitou em conversar com diversos líderes políticos, até mesmo aqueles do Centrão e outros alinhados ao extremo com o presidente Bolsonaro.

CARAVANA PARA VISITAS

Além de uma pré-campanha e corpo a corpo com o eleitorado por onde passar, a Caravana de Lula pretende se reunir com líderes políticos da região. A ideia é não só visitar correligionários e políticos já apoiadores de sua candidatura, mas também ir ao encontro daqueles com os “pés já fincados” no palanque de Bolsonaro. Assim, a Caravana poderá conseguir passar a ideia de que nem mesmo a coalizão partidária não é unânime com relação ao governo Bolsonaro e sua possível reeleição.


ENCONTROS NO NORDESTE

Segundo reportagem da CNN, na série de visitas pela região, o presidente vai passar pelo Piauí, onde a ideia é que haja encontros com dirigentes do PSD, do deputado federal Júlio César, que apesar de parecer alinhado com o governo Bolsonaro, no Estado tem uma base alinhada com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT). A ideia seria convencer o deputado a quebrar esse antagonismo de apoio a nível local e nacional.

Ainda segundo a publicação, uma ala da direção do PT também quer que Lula aproveite o momento para conversar com o senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP e um dos líderes do Centrão afinados com o Governo Federal.

Lula e Ciro gravando material para campanha de 2018.

A Caravana também pretende passar por outros estados. O primeiro destino inclusive deverá ser o mesmo do início da caravana de 2017, quando tudo se iniciou pela Bahia, para este ano de 2020 a expectativa é que o “tour político” de Lula inicie no fim do mês de julho. Em solo baiano, o ex-presidente já teria encontro agendado com o vice-governador João Leão (PP) e também integrantes da bancada federal do Estado.

Na Paraíba, o encontro deverá ser com o governador João Azevêdo (Cidadania) e com os deputados federias Aguinaldo Ribeiro (PP) e o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV).

O tema das visitas além de política, deve ser tratado também sobre a vacinação contra o Coronavírus e adoção de políticas sociais contra a pobreza. A Caravana também não teria a agenda divulgada antecipadamente, para se evitar aglomerações como o corpo a corpo com eleitores, porém, já se sabe que isso será muito difícil de não acontecer.

Comente aqui