CAPITAL VIOLENTA: TÁ PERIGOSO ATÉ PARA POLICIAL

Em 2020, foram 302 assassinatos em Teresina. A proporção dessa quantidade de mortes violentas em relação ao tamanho da população da cidade colocou a capital do Piauí novamente na lista das 50 cidades mais violentas do mundo.

A dobradinha entre Wellington Dias e Fábio Abreu não conseguiu manter o Piauí em Segurança (foto: Marcos Melo | PoliticaDinâmica)

Sempre aparece alguém para contestar esses cálculos, mas também esta semana um outro dado foi divulgado: o Piauí é o estado brasileiro onde mais policiais são assassinados.

Coincidência?

AS 50 CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO

A lista das cidades mais violentas do mundo leva em conta os municípios com mais de 300 mil habitantes e é feita pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal, que é referência no monitoramento da violência e é uma das principais entidades internacionais no levantamento de taxas de crimes violentos, segurança pública, narcotráfico e políticas de governo.

Segundo esse estudo, 11 cidades do Brasil com maior índice de homicídios. Teresina ocupa o 48º lugar no ranking. A fonte de dados da ONG mexicana é a própria Polícia Civil do Piauí. As informações sobre os 302 homicídios de 2020 estão nas estatísticas da Segurança Pública (http://www.ssp.pi.gov.br/estatisticas/).

Lendo as páginas policiais de 2019, não parece que aquele foi um ano menos violento, mas curiosamente no ano de pré-campanha de Fábio Abreu a prefeito de Teresina, a capital saiu da lista.

Eram os dados daquele ano que seriam apresentados aos eleitores durante a campanha de 2020. 

Em 2018 foram registrados 324 homicídios em Teresina. Em 2019 houve uma queda para 239 homicídios, segundo as estatísticas da Segurança Pública comandada por Fábio Abreu. Em 2020, quando ele deixou o comando da secretaria, os números voltaram a subir, alcançando os 302 mortos por motivo violento.

POLICIAIS ASSASSINADOS

O número de policiais mortos no Brasil cresceu em 2020. O levantamento foi feito pelo Monitor da Violência, uma ferramenta estatística do Núcleo de Estudos da Violência da USP e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública em parceria com o portal G1.

Veja o que diz o atual secretário de Segurança sobre o assunto:


O estudo aponta que em 2020, o Piauí foi o estado com a maior taxa de policiais mortos, pelo menos um a cada mil habitantes. No Rio de Janeiro, por exemplo, a taxa foi de 0,8 morte por mil habitantes. Em Pernambuco, o registro foi de 0,6.

Nem os policiais estão seguros no Piauí, que lidera estatística de policiais assassinados em 2020 (fotos: Jailson Soares | PoliticaDinamica)

Informação desmonta qualquer propaganda descolada da realidade.

Comente aqui