CANDIDATOS APOSTAM EM ATRATIVOS CÔMICOS PARA OS ELEITORES

por Francicleiton Cardoso e Marcos Melo

Não tem como não rir de algumas propagandas políticas que passam neste período de eleições nas TVs e no Rádio. Tem candidatos para todos os gostos e com peculiaridades e singularidades que os destacam no meio da campanha. Alguns nomes que disputam a Câmara Municipal de Teresina já viralizaram na rede de tão cômicos; outros, nem tão piadistas no programa eleitoral, reservam o tom mais engraçado para os seus nomes.

O certo é que o estranho, por si só, acaba ganhando destaque. Por conta disso, reservamos alguns nomes e figuras mais marcantes entre os diversos candidatos a vereador na capital. Uns velhos conhecidos, outros nem tanto, mas todos com a mesma proposta: mostrar que é possível rir enquanto se debate, ou não, a política.

VOVOZINHA (PSL

Ela já ganhou destaque e é figura conhecida desde a eleição passada para deputado estadual. Francisca Xavier Pereira Ceia (PSL) ganhou o pódio de candidata mais velha na campanha de vereadores da capital, mas não é só isso. Cadastrada como Vovozinha no Tribunal Superior Eleitoral, ela faz um programa em que chama os eleitores de meus netinhos e apela para a idade. Francisca tem histórico entre os líderes comunitários da capital.

Vovozinha já foi candidata à deputada estadual e diz que não tem idade para não ser honesta. (Foto: Divulgação / Facebook)

ALMIR ROCHA (PSOL)

A liberdade para a criatividade é tanta que algumas discussões acabam sendo levadas a tom humorístico também. É o caso do candidato Almir Rocha (PSOL), que defende a legalização da Maconha em sua campanha na capital. Com trocadilhos que vão direto ao ponto, o militante faz graça no programa eleitoral e abre o debate em Teresina. O PSOL pauta a legalização como debate a ser feito nas eleições das grandes cidades.

DIONÍSIO NETO (REDE)

Quem ganha destaque também é candidato da Rede, Dionísio Neto. Sem histórico de fazer graça nos programas eleitorais, Dionísio resolveu chamar a atenção do eleitor de outra forma: comprou um fusca verde e fez um teto vivo no automóvel. Passando pela cidade em campanha, o carro do candidato é inconfundível com o teto cheio de plantas.

VAI VAI LUCIVAN (PRP)

Outra figura que marcará a campanha com nome já conhecido é Lucivan Paz (PRP). Ele tenta a campanha de vereador este ano depois de ter sido candidato a deputado estadual nas últimas eleições de governo. No vídeo desse ano (veja abaixo), o candidato aposta no antigo jargão “solta os cachorros” e não deixa de fazer o grito característico do seu nome político: Vai Vai Lucivan Ahhhhhhhhhhhhh. Sim, é esse nome que aparecerá na urna para os eleitores de Lucivan.

PAI CHEIROSO (PRP)

Outro nome no mínimo engraçado destas eleições é o José Eliezer da Costa Santos (PRP), que entrou na disputa como único candidato substituto. O candidato a vereador Luiz Pereira de Araújo teve a candidatura indeferida e não recorreu e quem entrou no lugar foi Eliezer, que terá como nome na urna, Pai Cheiroso.  

"Pai Cheiroso" substituiu candidato a vereador que teve candidatura indeferida. (Foto: Divulgação)

E não para por aí, uma lista bem maior de nomes estranhos pode ser conferida pelo eleitor que se interessar em conhecer os candidatos a vereadores de Teresina, incluindo o Fubeka Speed Corte (PSD), o Chagas Cobrador Amigo (PMN), He-Man (SDD), entre outros.  

Comente aqui