CÂMARA HOMENAGEIA E CRIA PROCURADORIA DA MULHER

A Câmara de Vereadores de Teresina realizou nesta quarta-feira (8) uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A sessão contou com a presença das vereadoras e servidoras da Casa Legislativa e outros convidados como o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos) e a delegada de Polícia Civil, Eugenia Villa. Na ocasião, a Câmara realizou a instalação e posse da Procuradoria da Mulher, dentro da estrutura da Câmara, que será responsável por promover maior participação das vereadoras nas decisões do Legislativo. 

Vereadora Pollyana Rocha, Teresinha Medeiros e Elzuila Calisto comandarão a Procuradoria da Mulher na Câmara (foto: Jailson Soares/ PD)

A nova procuradoria foi criada ainda nessa terça-feira (7), através da resolução normativa nº 125/2023, que instituiu que o órgão será constituído de uma Procuradora da Mulher e de uma Procuradora Adjunta e uma Secretária, designadas pelo Presidente da Câmara, a cada dois anos, com a possibilidade de recondução automática da Procuradora em exercício para mais um mandato. 

Já na sessão desta quarta-feira, o presidente da Câmara, Enzo Samuel (PDT), fez a leitura da normativa que criou a procuradoria e anunciou as parlamentares que vão compor a Procuradoria. Como procuradora foi escolhida a vereadora Pollyana Rocha (PV), sendo a procuradora adjunta a vereadora Teresinha Medeiros (UB), já a vereadora Elzuíla Calisto foi nomeada como secretaria da procuradoria. Ao final de sua fala, Enzo fez um discurso destacando que o dia 8 de março é “mais que uma data comemorativa, é um manifesto das conquistas políticas e sociais e econômicas das mulheres ao longo dos anos”, destacou Enzo. 

Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, compareceu a solenidade na Câmara (Foto: Jailson Soares/PD)

A presidente da Procuradoria Pollyana Rocha destacou que na legislatura atual somente 20% dos eleitos são mulheres, por isso, a necessidade de criação da Procuradoria para dar mais voz à essas paramentares. "Apesar dos avanços e notórios da mulher em todos os setores da sociedade, ainda, é baixa a presença feminina no cenário político brasileiro. Diante disso, mostra-se pertinentes a criação de mecanismo que possam atenuar essa discrepância com objetivo de garantir a representatividade das mulheres (...). Por isso, a procuradoria vem para dar mais visibilidade a voz da vereadoras eleitas, além de ser um espaço de discussão para promover políticas públicas para o público feminino, combatendo a discriminação e violência de gênero”, justificou a vereadora. . 

Já ao fim da sessão, uma das convidadas da solenidade, delegada Eugênia Villa, que é diretora de avaliação de Riscos Sociais da Secretaria de Segurança Pública do Piauí,  apresentou às vereadoras e ao público presente a necessidade de um trabalho em conjunto entre os órgãos para combater a violência contra mulher. A delegada fez uma breve explanação dos trabalhos já desenvolvidos pela Secretaria de Segurança no Estado e, em especial, em Teresina, onde os dados tem ajudado a traçar estratégias de ações sociais para o público feminino.  

Delegada Eugênia Villa chama atenção para os dados e indicadores de violência contra mulher em Teresina (foto: Jailson Soares/ PD)

“O que é bom para uma mulher é bom para todo mundo. A final de contas, todos nascemos de uma mulher, todos e todas viemos de uma mulher. Sem nenhuma conotação religiosa, pois sou católico pelo direito de decidir, mas respeito todos os credos e não credos. É preciso ter esse olhar de uma política e fiscalização das leis que são editadas de conjuntos habitacionais, todas as ruas e logradouros que se projetem para proteger as mulheres e as meninas”, destacou Eugenia Villa.  

Ao final, o evento foi encerrado com o coral de vozes da Câmara de Teresina (Veja acima todo a transmissão da sessão!).  

Comente aqui