Cachaça Fest será cancelado

por Francicleiton Cardoso e Viviane Menegazzo

O prefeito José Maia (PSB), da cidade de Castelo do Piauí, procurou hoje (10) pela manhã por deputados que têm emendas destinando verbas para o evento Cachaça Fest, realizado anualmente pelo município, para realocar os recursos. A festividade, de acordo com Maia, deverá ser cancelada neste ano, por conta do “clima de consternação dos habitantes”, quanto ao estupro e às agressões sofridas por quatro adolescentes na cidade, no fim do mês passado.

José Maia, prefeito de Castelo do Piauí, conversando com os deputados sobre o cancelamento do evento. Foto: Jailson Soares/Política Dinâmica

Para o prefeito, é válido discutir dentro da cidade os temas relacionados à segurança; e a verba que seria destinada à realização do festival deve ser aplicada com esse fim. “Nós queremos que seja mais discutida a questão de segurança e até mesmo fazermos com que haja mais segurança nas ruas da nossa cidade. Isso pode ser feito com os recursos das emendas do Cachaça Fest, algo em torno de R$ 500 mil”, afirma José Maia.

Os deputados Zé Santana (PMDB), Severo Eulálio (PMDB), Firmino Paulo (PSDB) e João de Deus (PT), parlamentares procurados pelo prefeito e que têm emendas relacionadas ao Cachaça Fest, apoiaram a ideia de Maia e se mostraram interessados em aumentar a discussão sobre segurança na cidade.

Deputado Zé Santana apoia a ação do prefeito de Castelo. Foto: Jailson Soares/Política Dinâmica

“Os deputados têm consciência de que é preciso repensar essas emendas e se for o desejo da população, nós poderemos negociar sim a realocação de recursos”, afirma o deputado Zé Santana.

Maia afirma ainda que a população não deve enxergar a pausa como o fim do festival, mas apenas como uma pausa pela questão da segurança. “Somente esse ano [a gente não iria realizar o festival]. Nos anos seguintes tudo ocorrerá normalmente. Nosso objetivo é criar uma forma de dar mais segurança para a população. O problema da segurança é complicado, mas não é só em Castelo”, afirma o prefeito, reivindicando mais policiais na cidade, que conta com apenas três policiais e militares e sete civis.  

Comente aqui