BÁRBARA AFIRMA QUE OPOSIÇÃO SEGUIRÁ UNIDA

A jovem Bárbara do Firmino (Progressistas) destacou em entrevista ao Política Dinâmica como deverá ser a sua atuação na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), para qual foi eleita deputada estadual nas eleições de 2022 com 35.276 votos. Tida como herdeira do capital político do seu pai, o ex-prefeito de Teresina Firmino Filho, que faleceu em abril de 2021, a jovem política é apontada como detentora de um grande potencial político, principalmente na capital.

Bárbara será a mais jovem parlamentar da legislatura de 2023 a 2027 na Alepi (foto: Jailson Soares/ PD)

Na Assembleia, Bábara será a terceira da família de Firmino a assumir um mandato. Em 2014, Firmino Paulo, sobrinho do ex-prefeito, foi eleito deputado estadual. Em 2018, a esposa do ex-prefeito, Lucy Soares (PP), foi eleita deputada estadual, mas nas eleições de 2022, decidiu apoiar a filha na disputa. Pelo histórico familiar é esperado que Bárbara continue o legado do seu pai que sempre foi oposição ponderada ao atual Governo do Estado, que por mais quatro anos será governado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) do candidato eleito Rafael Fonteles.

“Com certeza, na Alepi, serei a Bárbara que vai falar sempre a favor do povo. Esse é o nosso partido, nosso partido é representar aquelas pessoas que mais precisam, aquelas pessoas que precisam da assistência do poder público. É isso que temos que focar nesse primeiro momento, não nessa questão partidária, de quem vais ser o próximo governador e de qual partido. Vamos atender a quem mais precisa. Sabemos que esse é um estado que precisa de melhorias. A Barbara vai levantar a bandeira da saúde, das mulheres, é isso que eu espero ser”, afirmou a futura deputada.

Nos bastidores, já há especulação que a jovem deputada poderia se aproximar da base do futuro governo de Rafael Fonteles, tendo em vista que o vice-governador eleito é Themístocles Filho (MDB). Na capital, a campanha de Bárbara fez dobradinha com o candidato a deputado federal, Marcos Aurélio Sampaio (MDB), que foi reeleito e é filho de Themístocles. Há quem diga, que o ex-presidente da Alepi Themístocles Filho ver com bons olhos a dobradinha de sucesso nas eleições de 2022 e poderá querer repetir o feito nas eleições municipais de 2024, já visando a Prefeitura de Teresina.

JOVENS NA POLÍTICA

A deputada eleita evitar falar na veiculação de seu nome para uma eventual candidatura a Prefeitura de Teresina em 2024. Por outro lado, sabe da renovação política que os partidos precisam realizar no Piauí.

Bárbara carrega na vida política o desafio de continuar o legado do pai que administrou Teresina por 16 anos (foto: reprodução)

“Temos essa missão de levar os nomes dos jovens aos Progressistas. Sabemos que hoje há esse distanciamento dos jovens da política e temos essa missão no partido de elevar os jovens progressistas, trazê-los de volta para política”, afirmou Bárbara.

PRESIDÊNCIA DA ALEPI

A futura parlamentar ressaltou que ainda não há conversas sobre em quem deverá votar ou apoiar para presidência da Alepi. Porém, há orientação deverá ser votação em bloco junto com os demais parlamentares dos Progressistas. “Há oposição é unida, focados no melhor pro Piauí, para população, vamos seguir o que acreditamos isso é ir além de ser oposição. O momento é muito cedo para saber quem são os candidatos, devemos conversar com cada um, nós do Progressistas vamos ouvir propostas e escolher o que avaliarmos ser o melhor por Piauí e para nossa cidade”, destacou. 

Até agora, parlamentares do MDB e do PT já defenderam que a presidência da Alepi deverá ser desses partidos. Pelo MDB estão como pré-candidatos o deputado Severo Eulálio e João Madson, já do PT a disputa poderá ficar entre o deputado Franzé e Fábio Novo.  

Comente aqui