BANCADA FEDERAL EM ENCONTRO NO SÃO MARCOS

Por Gustavo Almeida

Átila Lira é o coordenador da bancada (Foto: Gustavo Almeida/PoliticaDinamica.com)

Parte da bancada federal piauiense foi a um encontro na manhã desta segunda-feira (13) no Hospital São Marcos para discutir a proposta que acaba com a isenção previdenciária para entidades filantrópicas, segmento em que o hospital está inserido. A proposição do deputado Arthur Maia (PPS-BA), relator da reforma da Previdência, tem preocupado diversas unidades de saúde no país.

No Brasil existem cerca de três mil Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. No encontro, estiveram presentes os senadores Elmano Férrer (PMDB), Ciro Nogueira (PP) e os deputados federais Átila Lira (PSB), Júlio César (PSD), Assis Carvalho (PT) e Rodrigo Martins (PSB). A preocupação das entidades é que o fim da isenção causaria graves prejuízos e ameaçaria a existência das instituições.

Assis condena reforma da Previdência (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

O deputado Assis Carvalho condena a medida e disse que todos os deputados devem se unir contra a proposta. “A rede filantrópica presta um serviço relevante à saúde deste país. Aqui no Piauí podemos destacar o belíssimo trabalho do Ceir e o trabalho extraordinário do Hospital São Marcos. Se você traz uma situação como essa para as entidades filantrópicas você está fechando uma rede que tem apoio importantíssimo no SUS”, afirmou.

Átila Lira, coordenador da bancada piauiense, também se posiciona contra e lembra que metade da assistência médica no Brasil é feita por instituições filantrópicas. Para ele, é preciso preservar a imunidade tributária a essas entidades. “Nós estamos juntos nessa batalha. Todos os senadores e deputados se manifestaram no sentido de trabalharmos, na Comissão da Reforma da Previdência, para mudar essa questão que só vai prejudicar a assistência médica no Brasil”, disse.

Elmano pede mais discussão (Foto: Lídia Brito/PoliticaDinamica.com)

O senador Elmano Férrer (PMDB) lembrou que o projeto não estava na proposta original do governo e foi uma emenda apresentada agora pelo deputado Arthur Maia. “É uma reforma muito sensível, porque toca a vida das pessoas. Essa questão previdenciária é um tema polêmico e alvo de discussões no mundo inteiro. É preciso ouvir a sociedade, as pessoas e os movimentos sociais para aperfeiçoar as decisões”, falou.

Os demais parlamentares presentes no evento [Ciro Nogueira, Rodrigo Martins e Júlio César] também são contra o fim da isenção previdenciária para as instituições filantrópicas.

Comente aqui