APENAS 3 CADEIRAS SERÃO OCUPADAS POR MULHERES NA CÂMARA EM 2017

Bancada feminina é reduzida pela metade e vereadoras esperam conscientização dos eleitores e das próprias mulheres, para que se envolvam ativamente na política. (Foto/montagem: Jailson Soares/PolíticaDinâmica.com)

Por Ananda Oliveira e Marcos Melo

Durante sessão desta terça-feira (4) na Câmara Municipal de Teresina, as vereadoras Teresa Britto (PV) e Rosário Bezerra (PT) lamentaram a redução da bancada feminina para o mandato 2017-2020. Até dezembro deste ano, seis mulheres compõem a Câmara. A partir de janeiro, apenas três: Cida Santiago (PHS), Graça Amorim (PMB) e Teresa Britto (PV).

A vereadora Cida Santiago (PHS), reeleita para seu segundo mandato com 3.357 votos, comenta também a redução para a metade da quantidade de vereadoras e lamenta o fato, que segundo ela é ruim, mas uma forma de sensibilizar e conscientizar as mulheres para a necessidade de ingressar na vida política.

“Eu acredito que nós precisamos trabalhar muito mais nos partidos, motivar as mulheres a ingressar também nos partidos, nas bases, como presidentes de associações. Vejo com tristeza, é lamentável reduzirmos em 50% o número de mulheres. Precisamos é avançar, e não regredir”, disse a vereadora.

Teresa Britto (PV), reeleita com 4.926 se considera uma sobrevivente, por não ter grande apoio político e diz que avalia com preocupação a redução da bancada feminina. 

“Nós somos mais de 50% da população, isso [a redução] mostra que as mulheres ainda não atentaram para a importância de se eleger mulheres, da capacidade das mulheres de representar a população de Teresina”, enfatizou a vereadora. 

Comente aqui