AO DEFENDER REFORMA TRIBUTÁRIA, HERÁCLITO DIZ QUE "O BRASIL TEM A VOCAÇÃO DO JABUTI" E NÃO AVANÇA

O deputado federal Heráclito Fortes (Foto: Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

Por Ananda Oliveira

A reforma tributária está em fase de análise dentro da comissão especial formada para discutir a matéria na Câmara dos Deputados. O deputado federal Heráclito Fortes (PSB) vem discutindo a matéria, inclusive em evento realizado nos Estados Unidos e falou sobre o tema na tribuna da Câmara.

O parlamentar é um defensor ferrenho da causa, que ele classifica como uma oportunidade do Brasil retomar bons índices de crescimento econômico e diz ainda que o projeto “une a todos acima de ideologias e interesses”. Ele relembrou que a Assembleia Constituinte e disse que, naquela época, foi perdida uma oportunidade de se debruçar sobre a matéria que agora é debatida na Casa.

“Infelizmente, o Brasil historicamente tem a vocação do jabuti: dá quatro passos pra frente, vem a trovoada, esconde a cabeça na carapaça e para. Espera terminar, dá mais quatro passos. Imagine os senhores se nós tivéssemos, ao longo desses 30 anos, um crescimento contínuo aonde nós já estaríamos”, e continuou:

“Eu digo isso porque acho que através desse projeto comandado pelo Hauly [deputado Carlos Hauly do PSDB, relator do projeto da reforma tributária] o Brasil vai ter mais uma vez ter a oportunidade de botar a cabeça de fora. É preciso, apenas, que outras trovoadas não nos atrapalhem”, pontuou.

A reforma tributária foi elaborada por uma comissão liderada por Hauly e informalmente aceita pelo presidente Michel Temer (PMDB). Segundo informações do site Politize!, há cinco propostas principais de alteração no sistema tributário brasileiro, entre elas a substituição dos impostos ICMS, ISS, IPI, PIS e COFINS por dois novos impostos que seriam criados: o IVA (Imposto Sobre Valor Agregado) e Imposto Seletivo Monofásico, além do cancelamento da tributação sobre alimentos, remédios, exportação e ativos fixos das empresas (maquinário e tecnologias de produção).

Comente aqui