ALEPI APROVA PROJETO DE REGULARIZAÇÃO DE IPVA

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) transformou em projetos de leis seis mensagens enviadas pelo Governo do Estado. Dentre os projetos estão o programa de regularização de débitos de IPVA de motocicletas, a definição de piso salarial para professores da educação básica e ainda a transformação da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), em sociedade de economia mista. Após aprovação nesta semana, os projetos serão encaminhados para a análise da constitucionalidade e legalidade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da casa, para efetivação. 

A Alepi aprovou o projeto de lei nº 13/2023, que define o piso salarial profissional estadual para os profissionais do magistério público da educação básica ocupantes de cargo efetivo. Pela proposta, o novo valor do piso do magistério para professor 40 horas é de R$ 4.420,55, com efeito retroativo a 1º de janeiro de 2023. 

Assembleia aprovou todas as mensagens enviadas pelo Governo e as transformou em Propostas para aprovação nas comissões (foto: Alepi)

Também foi encaminhado à CCJ, o projeto de lei nº 10/2023, que institui programa de regularização de débitos fiscais relacionados com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), com créditos tributários e não tributários do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) e da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), inscritos ou não em dívida ativa, para motocicletas de até 170 cilindradas. 

O projeto extingue os débitos e reduz as taxas de serviços cobradas pelo Detran das motos de até 170 cilindradas. A medida visa beneficiar sobretudo os mototaxistas e entregadores por aplicativos, que têm débitos relativos ao IPVA e taxas. 

A Comissão de Constituição e Justiça vai analisar o projeto de lei n° 7/2023, que dispõe sobre a transformação da Agência de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (ATI), em sociedade de economia mista, denominada Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi). 

Também do Governo do Estado, a CCJ recebeu a mensagem, transformada no projeto de lei nº 5/2023, que cria o Conselho de Transformação Digital do Estado do Piauí. 

Há ainda o Projeto de lei ordinária nº 3/2023, que altera a lei nº 7.044, de 09 de outubro de 2017, que dispõe sobre o licenciamento ambiental, tornando obrigatória a implantação e manutenção de unidades de conservação pelos empreendimentos de significativo impacto ao meio ambiente. 

Reuniões em março 

A previsão é que as comissões deverão estar formadas e devem se reunir no início de março, segundo determinação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Franzé Silva. Os líderes dos partidos devem concluir, depois do Carnaval, a indicação dos nomes dos parlamentares para cada uma das 11 comissões técnicas permanentes da Alepi. 

Além de passar pela CCJ, as matérias que tramitam na Assembleia Legislativa, antes de seguir para votação em Plenário, são apreciadas em comissões específicas, que são: Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento; Comissão de Administração Pública e Política Social, Comissão de Constituição e Justiça, Comissão de Defesa do Consumidor e Meio Ambiente e Acompanhamento dos Fenômenos da Natureza, Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Comissão de Direitos Humanos e Juventude, Comissão de Educação, Cultura e Saúde; Comissão de Energia e Mineração, Comissão de Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação; Comissão de Infraestrutura e Política Econômica e Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. 

Comente aqui