Agilizar os trabalhos

Por Mirian Teles,

Como parte da reunião preparatória para o Encontro de Governadores que acontece amanhã (17), os secretários de governo do Nordeste, das pastas da Ciência e Tecnologia, Previdência Social e Justiça estão reunidos durante todo o dia de hoje (16), no Gran Hotel Arrey em Teresina, na uma discussão prévia dos temas propostos a fim de agilizar a condução dos trabalhos no encontro de governadores.

Os trabalhos estão acontecendo em salas temáticas e contam com a presença de representantes dos referidos ministérios. Além dos governadores, confirmaram presença os ministros da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; da Justiça, José Eduardo Cardozo; da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.

Para o coordenador de comunicação do Estado, João Rodrigues, o encontro irá tratar de pautas de interesses específicos dos estados, e serão discutidos temas pertinentes à toda a região e também de interesse nacional. “A pauta das discussões tratará de temas como a previdência, que tem apresentado desequilíbrio nos estados e em âmbito nacional. O encontro será uma oportunidade para realizar um trabalho integrado, apresentando estudos e alternativas para o equilíbrio em conjunto; uma vez que, atualmente, os tesouros estaduais têm que complementar a folha de pagamento de aposentados e pensionistas. A ideia é encontrar alternativas para o déficit”, destaca o coordenador.

TEMAS EM PAUTA

Outra pauta a ser discutida diz respeito ao plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento sustentável do Nordeste. Dias frisa que é importante tratar a democratização de investimentos dessa área no Brasil, em que se observa uma concentração nas regiões Sul e Sudeste.

O evento também discutirá questões à Segurança Pública e Justiça. Durante o encontro o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, fará a apresentação do Programa Brasil Mais Seguro, baseado em três eixos de atuação: a melhoria da investigação das mortes violentas, o fortalecimento do policiamento ostensivo e o controle de armas. O Programa será adotado pelo Piauí.

PROGRAMAÇÃO:

16/07

8h – Reunião dos secretários de estado das respectivas pastas (Justiça, Previdência Social e Ciência, Tecnologia e Inovação)

12h – Almoço

Local: Restaurante Barcelona, Gran Hotel Arrey

14 h – Reunião dos secretários de Estado com representantes dos ministérios da Justiça, Previdência Social e Ciência, Tecnologia e Inovação

17/07

8h – Credenciamento

8h30 – Recepção às autoridades

9h – Abertura do Encontro

9h15 – Pronunciamento do Governador do Estado do Piauí, Wellington Dias

9h45 – Pronunciamento do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Mangabeira Unger

10h – Pronunciamento do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo

10h20 – Pronunciamento do Ministro de Estado da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas

10h40 – Pronunciamento do Ministro de Estado da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo
- Pronunciamento dos Governadores

13h – Almoço

15h – Reunião Reservada dos Governadores para Elaboração da “Carta de Teresina”

17h – Divulgação da “Carta de Teresina” e Coletiva à Imprensa

Comente aqui