ABERTURA DO ANO LEGISLATIVO TEM CHORO E HOMENAGEM A MARISA LETÍCIA

Governador Wellington Dias chorou ao falar de Marisa Letícia (Foto:Jailson Soares/PoliticaDinamica.com)

por Lídia Brito

A Assembleia Legislativa do Estado deu início a abertura dos trabalhos de 2017 com a tradicional cerimônia de início de ano. A solenidade começou com a foto oficial e a posse do deputado Themístocles Filho (PMDB), pela sétima vez, como presidente da Assembleia.

Em seguida os deputados fizeram um minuto de silêncio em homenagem à ex-primeira dama, Marisa Letícia, que veio a óbito após um AVC. O governador Wellington Dias (PT) iniciou a leitura da mensagem de início de ano prestando homenagens a Marisa.

Emocionado, ele chorou ao lembrar da importância dela na vida do ex-presidente Lula e do país. Ele afirmou que a pressão vivida pelo casal, com as investigações da Lava Jato, contribuíram para agravar o estado de saúde dela.

Wellington afirmou que o país vive um momento de intolerância. “Peço uma reflexão desse momento de intolerância, de abuso de autoridade, de denúncia falsa que o país vive. Pessoas que não medem as palavras e isso mexe e transforma a vida das pessoas”, disse emocionado.

Ao iniciar a mensagem de início do ano, Wellington destacou três pontos: educação, qualidade de vida e previdência. Ele afirmou que reduzir o déficit da previdência será o maior desafio do estado para 2017.

De acordo com Wellington Dias, o rombo foi menor que o esperado devido o trabalho feito pela equipe econômica do governo para aumentar a arrecadação. “Desde 2013 o rombo da previdência vem crescendo entre 15% e 20%. A receita tem crescido normalmente abaixo desse patamar. O déficit seria de 1 bilhão, foi de R$ 880 milhões porque outras receitas surgiram. Ninguém vai torcer mais pelo crescimento da economia do que eu em 2017”, declarou.

Sobre a educação, o governador afirmou que a meta é levar para mais municípios a modalidade técnica e de nível superior. “Quando chegamos nas cidades do interior as pessoas pedem mais cursos. É preciso dizer que não podemos fazer algo fora da nossa realidade", explicou.

Ainda na área da educação, ele destacou o desempenho dos alunos das escolas públicas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). “O Piauí foi um dos quatro Estados que mais avançaram nas notas de seus estudantes de escolas públicas do ensino médio. A mais inspiradora notícia para a educação pública estadual no Piauí, em 2016, foi construída no ano anterior, em 2015. Submetidos aos exames do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), do Ministério da Educação, estudantes de escolas estaduais mostram que o Estado cumpriu a meta estabelecida, e em 74 escolas da rede estadual houve notas maiores que a média obtida pela rede estadual (3,2) para o IDEB”, destacou.

Na área de qualidade de vida, Wellington Dias afirmou que apesar da crise econômica, o estado não deixou de investir no lado humano. “Apesar de toda a situação de crise econômica e política do nosso País, o Estado do Piauí não se descuidou da assistência a sua população. Destaca-se, nesse campo, a estruturação da rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência do Campo e da Floresta, um serviço prestado em duas unidades móveis para enfrentamento da violência, preferencialmente, às mulheres integrantes dos assentamentos, quilombolas, ciganas, indígenas e ribeirinhas”, comentou. 

Comente aqui