A ARAPUCA ESTÁ ARMADA

A arapuca está armada. O deputado estadual Henrique Pires disse que as portas do MDB estão abertas paras os colegas que desejam se filiar. Na semana passada, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho, afirmou que o partido fará “dez deputados estaduais eleitos na pior das hipóteses” e anunciou que três nomes importantes da ALEPI estão chegando na sigla.

“Existe o convite para todos. Quem quiser vir para a o MDB e estiver na ALEPI, as portas estão abertas. Nós, jamais utilizaremos estrutura do governo ou de opção para preterir a entrada de qualquer colega. Não terá escolha a dedo”, comentou Henrique.

Henrique diz que MDB está de portas abertas para novos filiados e não vai usar "estrutura" do Governo do Estado (foto: Jailson Soares | Politica Dinâmica)

A história de não usar a estrutura do Governo do Estado, Henrique pode guardar pro Ministério Público do Estado do Piauí, para o Tribunal de Contas do Estado e para o Tribunal Regional Eleitoral, esse pessoal que parece fazer vista grossa diante de aberrações extemporâneas e abusos no uso dos recursos públicos.

Para quem sabe como a política funciona de verdade no Piauí, chegar no MDB com menos de 40 mil votos e sem lastro dentro do Governo, é pedir para ser, no máximo, suplente. Claro que, nesse caso, ser suplente no MDB não é lá coisa tão ruim quanto ser num partido menor, afinal, pelo menos uns 3 eleitos devem virar secretários. Sempre viram.

Mas arriscar é risco que se assume por conta própria.

CANDIDATURA PRÓPRIA DO MDB

O deputado não esconde também o seu desejo do MDB ter candidatura própria para governador nas eleições no ano que vem. “Eu sou um defensor constante de uma candidatura própria. Vocês não vão me ver falando em nenhuma entrevista, até as convenções não chegarem em nenhum apoiamento. O tamanho do MDB tem estrutura para candidatura própria (sic)”, disse.

O desejo dele pode ser grande, mas o de Marcelo Castro, senador e presidente estadual da sigla, não é. Nos bastidores já se sabe que Marcelo jogou a toalha e deu a Rafael Fonteles, do PT, protagonismo único na base governista.

THEMÍSTOCLES VICE

Assim, o caminho natural do MDB é fazer chapa com o Partido do Trabalhadores. Henrique disse que existem somente as conversas internas, até porque é preciso respeitar as leis eleitorais, esperando os prazos estabelecidos para que as candidaturas sejam oficializadas. 

Logo, sobrando a indicação de vice, “quem está se habilitando, né, falando internamente, (...) é nosso presidente [da ALEPI] Themístocles”, confirmou Henrique.

Se o PT não der um balão outra vez, claro.

Comente aqui