SENADO ELEGE NOVO PRESIDENTE NESTA QUARTA-FEIRA

PMDB tem o nome mais cotado para a presidência do Senado (Foto: Jonas Pereira | Agência Senado)

Por maioria simples de votos, com a presença da maioria absoluta dos senadores (41), o Senado elege nesta quarta-feira (1º) seu novo presidente. A eleição ocorre em reunião preparatória marcada para as 16h, no Plenário da Casa e será comandada pelo atual presidente, Renan Calheiros.

Os senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Medeiros (PSD-MT) disputarão nesta quarta-feira (1º) a presidência do Senado para o biênio 2017-2018. Líder do PMDB, Eunício foi indicado pela sua bancada, que é a maior da Casa. Medeiros, que é vice-líder do governo, aposta no sigilo do voto para ganhar o apoio de dissidentes. As candidaturas precisam ser registradas perante a Secretaria Geral da Mesa até o início da sessão de eleição.

Tradicionalmente, o partido com a maior bancada fica com a Presidência, mas são comuns candidaturas alternativas.

Para dar início à eleição é necessária a presença de 41 senadores em Plenário. Ao longo do processo de votação não há possibilidade de discursos ou apartes, a não ser para intervenções relacionadas ao assunto ou para que os próprios candidatos defendam suas candidaturas.

CANDIDATURA DE EUNÍCIO OLIVEIRA

O presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou nesta terça-feira (31), que o PMDB indicou por aclamação o nome do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) à Presidência do Senado.

A eleição da nova Mesa Diretora da Casa está marcada para as 16h desta quarta-feira, primeiro de fevereiro.

“O PMDB tem a maior bancada, conquistou nas urnas esse direito e fez uma bela indicação, porque o Eunício tem experiência, liderança, espírito público e saberá conduzir o Senado nessa travessia particularmente muito difícil da vida nacional”, afirmou Renan.

CONCORRENTE

O senador José Medeiros foi eleito em 2010, como suplente de Pedro Taques, e assumiu o mandato em 2015 quando o titular tornou-se governador do Mato Grosso. Ele iniciou sua atuação parlamentar no PPS, mas migrou para o PSD no início de 2016.

Medeiros organizou uma reunião aberta nesta terça-feira (31), para a qual convidou todos os senadores que tivessem interesse em ouvir suas propostas ou em sugerir mudanças na condução do Senado. Ele afirmou que decidiu lançar seu nome à presidência para gerar debate em torno da eleição e do cargo.

“Neste momento político fragilizado, uma candidatura única seria mal compreendida pela sociedade brasileira. Um grupo de senadores entendeu que era preciso ter mais de uma”, afirmou.

Apesar de não declinar os nomes dos senadores que o apoiam, Medeiros afirmou que já conta com “quase 30 votos”. Ele aposta que, no momento da votação, as bancadas não estarão coesas.

Fonte: Agência Senado

Comente aqui