SECRETÁRIO PARTICIPA DE AUDIÊNCIA NA CCJ

por Viviane Menegazzo e Francicleiton Cardoso

Em audiência realizada hoje (17) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), o secretário de segurança do Estado do Piauí, Fábio Abreu, falou sobre a situação da pasta e das perspectivas para 2016. Na audiência, o secretário confirmou que parte do efetivo de policiais do estado deverá se deslocar para atuarem na realização das Olimpíadas, mas garantiu que isso não deverá afetar negativamente a segurança do Estado.

Secretário garante que policiamento do Estado não será afetado com Olimpíadas. (Fotos: Viviane Menegazzo / Política Dinâmica)

“A Força Nacional deverá permanecer nesse período. Além disso, novos policiais deverão se formar”, garantiu o secretário. Ele ainda anunciou a criação da Força Estadual Integrada de Segurança Pública, sob o comando do delegado Menandro Pedro e do major Cléber Bezerra e com um incremento de 104 novos policiais civis. A Força Integrada será formada por 20 equipes, comandadas por 20 delegados, com atuação estratégica em Teresina.

Entidades e sindicatos, como o Sindicato dos Policiais Civis do Piauí (Sinpolpi) e o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi), além de representantes de bairros tentaram participar e se manifestar durante a realização da audiência, mas foram impedidos sobre o argumento da mesa de que as discussões não estavam abertas.

Vilobaldo Carvalho, diretor jurídico Sinpoljuspi, afirmou que a discussão sobre segurança feita pelas autoridades não representa a realidade. “Eu vim aqui mesmo sem ser convidado, para dizer que as autoridades têm uma visão míope sobre o que é segurança pública. A segurança precisa ser vista como processo sistêmico, quem diz isso são os estudiosos. Nunca se pensou numa política de segurança pública integrada com a comunidade”, afirmou.

Novo comandante da capital terá reações diretas na administração, diz secretário.

Sobre os investimentos, o secretário afirmou que há mais de R$ 4 milhões de reais empenhados e afirmou que há capacidade de investimento maiores do que o previsto. “Esta parte de investimentos nós estamos realizando com emendas; emendas minhas. E vamos atrás de convênios para outras melhorias”, colocou.

COMANDO DA CAPITAL

Sobre a mudança no controle do policiamento da Capital, Fábio afirmou que trata-se de uma estratégia para melhorar o Comando. “Nós analisamos a questão de melhorar o Comando da Capital, agradecendo inclusive a participação do coronel Sá Júnior, que estava respondendo pelo Comando, conseguimos trazer o coronel Wagner Torres, que já trabalhou no interior, recentemente em Picos, e lá ele conseguiu baixar muito os índices, sobretudo de homicídio”, afirmou.

Fábio acredita que “uma nova dinâmica” na capital poderá fazer com que a segurança melhore e supere metas de 2015. “Nós pretendemos dar nova dinâmica, aperfeiçoando algumas coisas que já fizemos em 2015 e dar apoio para que desenvolvam trabalhos aqui na capital. Ele [Wagner Torres] vai fazer algumas reações diretas que são da experiência dele e temos que dar esse apoio”, finaliza. 

Comente aqui