Saindo da crise

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (4), durante a inauguração de uma fábrica em Uberlândia (MG), que 2015 foi um ano "bastante desafiador" e que o governo tem uma estratégia para que o país retome o crescimento ainda em 2016.

Segundo ela, essa estratégia envolve concessões na área de infraestrutura, como em portos, aeroportos, rodovias e ferrovias, além da busca pela ampliação de investimentos privados. Dilma disse também que, "dentro das possibilidades", o governo busca ampliar os investimentos públicos.

Desde o ano passado, quando os indicadores econômicos passaram a indicar alta da inflação e queda nas taxas de crescimento do país, Dilma passou a dizer em seus discursos que 2015 seria um ano de "travessia" para, em 2016, o Brasil voltar a crescer.

"Queria dizer que todos nós sabemos que enfrentamos dificuldades. Nós tivemos um ano de 2015 bastante desafiador e nós, agora, estamos buscando transformar o ano de 2016 no ano da retomada do crescimento [...] e nós temos toda uma estratégia para este momento", declarou.

A uma plateia formada por políticos e funcionários da fábrica inaugurada, Dilma disse também nesta quinta que é preciso que a população se una contra a crise econômica: "você só supera uma crise unido". Ela voltou a afirmar que o atual momento é "muito doloroso" para ser "desperdiçado".

Em um discurso que durou cerca de 15 minutos, ela citou a reunião, na semana passada, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o "Conselhão", no qual pediu união aos integrantes do grupo (empresários, sindicalistas, representantes de movimentos sociais e políticos) que se unam contra a crise.

"Numa crise, você pode usar todos os seus esforços para superar os desafios, encontrar novos caminhos, enfrentar de novas formas seus problemas e é neste aspecto que ela [crise] não pode ser desperdiçada. Por isso, temos uma série de propostas tributárias, de regulação, da Previdência e de melhoria do ambiente de negócios no Brasil", disse.

Fonte: G1.

Comente aqui