Relator diz que pode voltar a propor escalonamento

O deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), relator na Câmara do projeto de lei que reduz as desonerações das folhas de pagamento, disse nesta segunda-feira (15) que, se o governo não aceitar abrir exceções para alguns setores, poderá retomar a sua proposta original de aplicar o aumento da alíquota de forma escalonada.

“A minha posição desde o início e a que, pessoalmente, me agrada é a do escalonamento, mas tinha uma resistência do governo. No entanto, se houver uma resistência maior por conta das alíquotas intermediárias, posso voltar à minha primeira proposta”, disse Picciani, acrescentando, porém, que fala em tese e que não necessariamente fará isso.

Pela sua sugestão, o aumento seria aplicado gradativamente, a partir de dezembro deste ano, pelos próximos dois anos, até chegar à alíquota cheia. A proposta desagrada ao governo, que pretende ver a medida em vigência o quanto antes para aumentar a arrecadação.

A votação do projeto, que integra o pacote de ajuste fiscal do governo, estava prevista para a quarta-feira passada (10), mas acabou adiada por conta de um impasse com o Planalto, que não estaria disposto a abrir exceções.

No dia seguinte, porém, Picciani explicou que a polêmica estava em torno do valor das alíquotas, mas que o Executivo teria concordado em abrir exceções e manter o benefício para alguns setores da economia.

Fonte: G1.

Comente aqui