Polícia Federal diz que investigará ataque a bomba

A Polícia Federal informou nesta sexta-feira (14) que recebeu uma determinação do Ministério da Justiça para investigar o episódio da bomba de fabricação caseira arremessada no último dia 30 contra a sede do Instituto Lula, na Zona Sul de São Paulo.

Formalmente, o inquérito para apuração dos fatos só deve ser aberto a partir da próxima segunda (17). O Ministério da Justiça informou, por meio da assessoria, que, para determinar a investigação do caso, se baseou na lei 7.474, de 1986, pela qual ex-presidentes da República têm direito a segurança pessoal. Na interpretação do ministério, essa lei se aplica ao ataque ao Instituto Lula.

Em nota divulgada na noite desta sexta-feira, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, que investiga o caso por pelo da Polícia Civil, afirmou que não há competência federal para a investigação do caso. "Essa determinação de apuração pela Polícia Federal é meramente política", diz a nota.

O ataque
De acordo com o Instituto Lula, uma câmera de segurança registrou que o artefato foi arremessado de dentro de um veículo que diminuiu a velocidade ao passar pela sede da entidade. Os responsáveis pelo ataque não foram identificados.

Um dia após o episódio, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo determinou que a Polícia Civil do estado iniciasse as investigações. No mesmo dia, a presidente Dilma Rousseff condenou o ato. Segundo ela, "a intolerância é o caminho mais curto para destruir a democracia".

Neste mês, manifestantes ligados ao PT, movimentos sociais e sindicatos realizaram um ato para pedir apuração e punição dos responsáveis pelo atentado.

Fonte: G1.

Comente aqui