PMDB aprova regra para restringir novas filiações

A Executiva Nacional do PMDB aprovou nesta quarta-feira (16) uma resolução determinando que todas as filiações de deputados federais ao partido terão que receber o aval da cúpula da legenda. A estratégia visa barrar novas filiações quer interfiram na disputa pelo comando da bancada do PMDB na Câmara.

A medida atinge diretamente os esforços do deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ) que tenta retomar a liderança da sigla após ter sido destituído do cargo. O atual líder do partido na Câmara é o deputado Leonardo Quintão (PMDB-MG).

Após a reunião, Picciani criticou a decisão, que chamou de "autoritária", e disse que irá recorrer na Justiça. "Entendemos que é um instrumento ilegítimo", afirmou.

O vice-presidente do partido, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), explicou que se trata de "uma espécie de filtro" que já existe em outras instâncias.

"A resolução foi aprovada para que a Executiva possa avalizar, aprovar as filiações partidárias sobretudo de deputados federais, tendo em vista que nos estados e municípios já é praticamente uma praxe. O vereador com mandato para entrar no partido precisa passar pelo diretório municipal. Um deputado estadual precisa do consenso da bancada nos estados e da Executiva estadual. Então, foi puxada para a Executiva Nacional essa prática que já é usada nos municípios e estados", justificou Raupp.

Fonte: G1.

Comente aqui