Planejamento tem reunião neste domingo para tratar de cortes

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, terá uma reunião com técnicos do ministério na tarde deste domingo (29), de acordo com a assessoria da pasta, para tratae de como serão feitos os esclarecimentos para a população sobre os efeitos do bloqueio de mais R$ 10 bilhões no orçamento deste ano. O bloqueio será implementado por meio de decreto presidencial nesta segunda-feira (30). Barbosa também está em contato com outros ministros do governo para tratar sobre o corte. A confirmação do contingenciamento saiu na última sexta-feira.

Na semana passada, o governo havia alertado que um corte desta magnitude representaria o "bloqueio total de todas as demais despesas discricionárias do Poder Executivo exceto a Saúde” e levaria a "graves consequências para a sociedade, com a interrupção da prestação de importantes serviços públicos e da execução de investimentos necessários à manutenção da infraestrutura do País e à retomada do crescimento econômico".

O Ministério do Planejamento esclareceu que o bloqueio impedirá a realização de novos gastos discricionários (não são obrigatórios), que ainda não foram empenhados, como passagens aéreas e diárias para servidores públicos, além de operações de fiscalização, como da Polícia Federal, entre outras atividades do dia a dia, que serão suspensas. A própria presidente da República, Dilma Rousseff, cancelou viagem que faria ao Japão e ao Vietnã.

"A presidenta Dilma Rousseff decidiu cancelar as viagens ao Vietnã e ao Japão porque a partir de 1º de dezembro o governo não pode mais empenhar novas despesas discricionárias, exceto aquelas essenciais ao funcionamento do estado e do interesse público. Não se trata de problema financeiro, mas, sim, orçamentário", informou a Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto na sexta-feira.

Fonte: Agência Brasil. 

Comente aqui