PF pede transferência de ex-diretor da Petrobras

A Polícia Federal (PF) enviou ofício ao juiz Sergio Moro nesta sexta-feira (14) requerendo a transferência de três presos da Lava Jato para o Complexo Médico Penal (CMP), no sistema prisional do Paraná. O pedido vale para o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Zelada, Flavio David Barra, e Celso Araripe de Oliveira, que estão presos preventivamente - sem prazo para sair.

No pedido, o delegado Igor Romario de Paula observa que a carceragem da PF, onde os três estão presos atualmente, deve abrigar apenas presos temporários, ou custodiados com algum risco. O delegado ainda menciona a limitação de espaço que dificulta a movimentação de presos em flagrante e de eventuais novas operações.

No dia 10 de agosto, Zelada passou a ser réu em processo da Operação Lava Jato, respondendo pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, evasão de divisas. Celso Araripe é funcionário da Petrobras e também responde a processo na Justiça Federal, pelos crimes de corrupção passiva qualificada e lavagem de capitais.

Já Flávio David Barra é presidente global da AG Energia, controlada pelo grupo Andrade Gutierrez, e suspeito de ter participado de reunião para acerto de propina para funcionários da Eletronuclear, referente às obras de Angra 3.

Atualmente, 15 presos na operação estão detidos no CMP, em Pinhais. No local eles dividem seis celas, ondem cabem três pessoas. Cada cela tem um banheiro, com um vaso sanitário e uma pia, ainda segundo a pasta. Já para tomar banho, eles dividem chuveiros com os outros detentos da mesma galeria.

O Complexo Médico-Legal recebe os doentes que precisam de internamento, os idosos e as gestantes do sistema prisional. Além disso, policiais e agentes penitenciários presos e detentos com curso superior também podem ficar no local.


Fonte: G1.

Comente aqui