PF apura relação entre caças e filho de Lula

A Polícia Federal suspeita que os pagamentos a Luís Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, estejam relacionados à suposta compra de medidas provisórias investigada pela Operação Zelotes, e também ao negócio dos caças suecos Gripen, da Saab, conduzido pela Força Aérea Brasileira e fechado pelo governo federal na primeira gestão Dilma Rousseff.

Em depoimento à Polícia Federal no inquérito que apura a suposta compra de MPs no governo federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que tivesse ocorrido eventual "combinação" com empresários para viabilizar normas de interesse de montadoras de veículos em sua gestão. Disse ainda que, se tivesse ocorrido, isso seria "coisa de bandido".

Em dez páginas de declarações aos investigadores da Operação Zelotes, antecipadas ontem pelo estadão.com, o petista afirmou que não foi avisado pelo filho, o empresário Luís Cláudio Lula da Silva, de que ele havia sido contratado por R$ 2,5 milhões por um dos lobistas acusados de operar esquema de lobby e corrupção para favorecer o setor automobilístico.

No mesmo termo, a PF indicou que há suspeitas de que os repasses a Luís Cláudio podem também estar relacionados à compra de caças pela Aeronáutica.

Lula depôs à PF no dia 6 de janeiro, em Brasília, como informante, em inquérito que apura suspeitas de que os pagamentos a Luís Cláudio têm relação com a edição das MPs.

Os valores foram repassados entre 2014 e 2015 à LFT Marketing Esportivo, que pertence ao empresário, pela Marcondes e Mautoni Empreendimentos, que tem como sócios os lobistas de montadoras Mauro Marcondes Machado e sua mulher, Cristina Mautoni. Os dois estão presos.

Embora tenha afirmado que conhece o lobista desde a década de 1970, Lula contou que não houve "qualquer contato" do filho "quando da contratação" feita pela consultoria dele.

O ex-presidente sustentou que não tem qualquer tipo de relacionamento financeiro com a LFT e que nunca indicou ou foi demandado a indicar "potenciais clientes ao seu filho". Acrescentou ainda não saber dizer quando Mauro Marcondes e sua mulher conheceram Luís Cláudio.

Fonte: Estadão

Comente aqui