Obras de arte adquiridas com propina ficavam em galerias

Cerca de 20 obras de arte foram apreendidas em três galerias do Rio de Janeiro durante a 17ª fase da Operação Lava Jato deflagrada pela Polícia Federal (PF) na segunda-feira (3). As obras, segundo as investigações, foram adquiridas com dinheiro oriundo de propina e estavam em galerias especializadas para não levantar suspeitas.

Esta última etapa da Lava Jato prendeu oito pessoas, entre elas o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Neste momento, o foco da investigação está em contratos entre a Petrobras e empresas terceirizadas.

Conforme o procurador do Ministério Público Federal (MPF) Carlos Fernando Lima, as empresas prestadoras de serviços eram contratadas pela Diretoria de Serviços, que à época era comandada por Renato Duque, e pagavam uma prestação mensal, por meio de Milton Pascowitch, para o ex-ministro José Dirceu. Duque, segundo as investigações, foi indicado para o cargo por Dirceu.

A aquisição de obras artísticas, segundo os investigadores, é um mecanismo para se lavar o dinheiro vindo do esquema criminoso de fraude, corrupção, desvio e lavagem de dinheiro na Petrobras.

A prática foi narrada pelo empresário Milton Pascowitch, que é um dos delatores da Lava Jato.

Em depoimento ao Ministério Público Federal, Pascowitch mencionou que comprou uma obra do pintor Guignard por 380 mil dólares para Duque. A obra, conforme o depoimento, foi escolhida pelo ex-diretor da Petrobras.

Pascowitch afirmou que o dinheiro para a compra da obra foi obtido a partir de contrato entre a Engevix e a Jamp referente às obras dos cascos, realizada pela Enegvix junto à Petrobras.

"QUE o valor pago pelo quadro foi abatido do contrato mantido entre a ENGEVIX e a JAMP e ENGEVIX e a MJP ENGINEERING AND CONSULTING LLC , vinculado diretamente às obras dos cascos, realizada pela ENGEVIX junto à PETROBRAS", diz trecho da delação.

Tanto a Jamp quanto a MJP Engineering and Consultinh LLC pertencem aos irmãos e delatores da operação Milton Pascowitch e Adolfo José Adolfo Pascowitch.

Fonte: G1.

Comente aqui