Ministros se reúnem com fabricantes de repelentes

Os ministros Jaques Wagner (Casa Civil) e Marcelo Castro (Saúde) se reuniram na manhã desta quarta-feira (27) no Palácio do Planalto com fabricantes de repelentes que podem ser usados contra o mosquito Aedes aegypti. O mosquito transmite o vírus da dengue, da febre chikungunya e da Zika, responsável pelos casos de microcefalia que têm sido registrados no país desde o ano passado.

Castro já havia anunciado que a reunião ocorreria nesta quarta após decisão do governo de distribuir repelentes contra o mosquito a grávidas que sejam beneficiárias do programa Bolsa Família.

Segundo assessores da Presidência, a conclusão no Planalto após a reunião foi de que os laboratórios poderão colaborar com o fornecimento dos repelentes. No encontro, o setor manifestou ter como atender à demanda do governo, mas ressaltou que ainda é preciso "construir a negociação".

Conforme esses assessores, "todo o setor esteve presente e entende a pressa e a preocupação do governo e está disposto a colaborar".

No encontro, o governo frisou que os repelentes têm de estar de acordo com as normas da Anvisa e ser próprios para mulheres grávidas.

O governo enviará um questionário aos laboratórios com especificações técnicas sobre os repelentes e o setor se comprometeu a responder ao formulário ainda nesta semana.

Em principio, o governo comprará os repelentes de todos os fabricantes presentes na reunião desta quarta, aproximadamente 30 laboratórios.

Fonte: G1. 

Comente aqui