Ministro do TSE quer analisar doações de empreiteiras

O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa), órgão do tribunal responsável pela análise das prestações de contas, informe se sete construtoras investigadas na Operação Lava Jato fizeram doações ao Partido dos Trabalhadores entre 2010 e 2014.

A ordem foi proferida nesta quinta-feira (13) dentro do processo de prestação de contas da campanha da presidente Dilma Rousseff referente às eleições de 2014, que foram aprovadas com ressalvas pelo tribunal.

Gilmar Mendes requisitou dados sobre doações realizadas pelas construtoras OAS, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, UTC Engenharia, Camargo Corrêa, Engevix e Odebrecht, todas investigadas no esquema de corrupção na Petrobras.

No despacho, ele justifica as informações "tendo em vista fatos amplamente noticiados pelos meios de comunicação de que doações ao Partido dos Trabalhadores (PT) foram realizadas com dinheiro de propina, supostamente oriundo de sobrepreço praticados em contrato com a administração pública".

As contas da campanha de Dilma em 2014 foram analisadas pelo próprio Gilmar Mendes, que recomendou a aprovação com ressalvas e foi seguido pelos demais ministros do tribunal em dezembro do ano passado.

Depois da aprovação, no entanto, o ministro enviou uma cópia do processo para diversos órgãos de controle - como Receita Federal, Procuradoria Geral Eleitoral e Polícia Federal – pedindo apurações sobre eventuais irregularidades. Essas investigações não podem acarretar prejuízo em relação à prestação de contas ou às ações já abertas no TSE que pedem a cassação do mandato da presidente.

Fonte: G1.

Comente aqui