Lula veio enfatizar importância do PMDB, diz líder do Senado

Em reunião com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e com parlamentares do PMDB e do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da aliança do PT com o PMDB, informou o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS).

“Ele [Lula] veio enfatizar a importância do PMDB, a importância dessa aliança e o compromisso que a gente tem com o país”, disse o senador, depois do encontro, que ocorreu na residência oficial de Renan Calheiros, nesta terça-feira (30). “O PMDB tem papel fundamental na nossa aliança, é parceiro de primeira hora”, disse.

Nas últimas semanas, o ex-presidente Lula fez críticas ao partido e chegou a dizer que a legenda e o governo Dilma estão “abaixo do volume morto” e que a sigla precisava se reinventar, além de seus correligionários só pensarem em cargos. Nesta segunda, Lula veio a Brasília, enquanto a presidente Dilma Rousseff cumpre viagem oficial, e se encontrou com as bancadas do PT no Congresso para contornar a crise com o partido.

Delcídio disse não ter dúvida de que o PT precisa do PMDB para “dar a volta por cima”. “O partido está em posição delicada hoje, mas o partido é maior que crises que ele tem enfrentado”, disse. “O PMDB tem papel preponderante nessa nossa aliança e na coordenação política.”

Nos últimos meses, os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, ambos do PMDB, têm criticado a atuação da presidente Dilma em diversas áreas.

O líder do governo no Senado afirmou, ainda, que a posição de Lula, em reunião com a bancada do PT nesta segunda-feira (29), foi de “proatividade, incentivo e articulação”. “Foi uma reunião positiva e olhando para o futuro, mas evidentemente reconhecendo os desafios e as dificuldades que a gente tem.”

O senador Jorge Viana (PT-AC), que participou das reuniões de Lula com a bancada do PT, nesta segunda, e com os senadores, nesta terça, disse que a vinda de Lula serviu para "pacificar os ânimos no PT".

Fonte: G1

Comente aqui