Investir em formação de professores é o caminho para uma educação de qualidade

Ascom/Semec/PMT

Com um centro próprio para realizar capacitações de professores, a Prefeitura Municipal indicou que esse é um dos principais fatores responsáveis por elevar Teresina ao posto de capital brasileira com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Todos os dias, o Centro de Formação Professor Odilon Nunes, no Marquês, recebe uma programação de encontros com professores, separados por área de conhecimento, ano escolar ou até zona de atuação. São aproximadamente 3.500 docentes da Rede Municipal passando pelo espaço de formações todos os meses.

Os encontros são para orientar os professores em seu trabalho, com troca de experiências, oficinas práticas e compartilhamento de resultados. “O grupo já sai com as próximas aulas estruturadas e muitas ideias de metodologias criativas para aplicar o conteúdo”, conta a gerente de Formação da Secretaria Municipal de Educação (Semec), Estegite Carvalho.

Para o professor André Conceição, que ministra aulas na Escola Municipal Monteiro Lobato, as formações trazem mais segurança e ajudam com a criatividade. “Estamos sempre buscando atrair nossos alunos para o ensino da matemática, durante os encontros de professores somos estimulados a pensar novos formatos, e os relatos dos colegas dão novas ideias para serem aplicadas em sala de aula”, diz.

Para auxiliar nas capacitações, a Semec conta com parceiros como o Instituto Alfa e Beto e a Fundação Lemann, especialistas no assunto. Os docentes recebem material de apoio, ganham acesso a plataformas de cursos online e recebem visitas na escola, um auxílio a mais na hora de repassar aos alunos o que aprenderam nos encontros de formação.

“Esse planejamento coletivo e as capacitações que recebemos são um diferencial, norteiam nosso trabalho. Acredito na qualidade da educação que estamos vivenciando, porque percebemos o reflexo diretamente no desempenho dos alunos”, opina a professora Iúna Gabriella, da Escola Municipal Manoel Nogueira Lima.

Comente aqui