GLEISI ASSUME PRESIDÊNCIA COM A BÊNÇÃO DE LULA

Gleisi é investigada e ficará no comando do partido por dois anos (Foto:AndreCoelho/AgênciaOGlobo)

Ré na Lava-Jato, a líder do PT no Senado, senadora Gleisi Hoffmann (PR), foi eleita nova presidente do PT, com 60% dos votos. Seu principal concorrente, o senador Lindbergh Farias (RJ), ficou em segundo lugar, com 38% dos votos dos delegados. Gleisi substitui Rui Falcão no cargo e exercerá a função por dois anos. A eleição contou com o voto de 596 delegados e ocorreu no 6° Congresso Nacional do PT, que contou com a presença dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Ela será a primeira mulher a presidir o partido.

Em sua primeira entrevista coletiva após ser eleita, Gleisi foi perguntada sobre o fato de ser ré na Lava-Jato e se isso pode ser danoso para a imagem do partido. “Mais do que já fizeram (para manchar a imagem do partido)?”, perguntou, ao responder à pergunta.

A senadora reafirmou declarações que Lula fez em seu discurso, minutos antes, e disse que apesar dos ataques que vem sofrendo, o ex-presidente continua liderando as pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.

“O PT foi desconstruído nesse processo. A gente não teve condições de fazer uma defesa. Não vejo como tentar desconstruir mais a imagem do partido como já foi feito. Quando se faz uma pesquisa de opinião, quem ganha é o presidente Lula. Quem tem ligação com o povo, quem tem legado não é fácil ser desconstruído”, disse.

Candidata de Lula, Gleisi afirmou que o partido não fará autocrítica porque não quer fortalecer o discurso de seus adversários. Reunido em seu 6º Congresso, o PT era cobrado, inclusive por setores à esquerda do partido, a reconhecer supostos erros, como o envolvimento em escândalos de corrupção e alianças com partidos como o PMDB.

“Não somos organização religiosa, não fazemos profissão de culpa, tampouco nos açoitamos. Não vamos ficar enumerando os erros que achamos para que a burguesia e a direita explorem nossa imagem”, declarou Gleisi, ao discursar no congresso petista.

Comente aqui