Em viagem, Dilma buscará retomar diálogo com EUA

Na visita que fará aos Estados Unidos na próxima semana, a presidente Dilma Rousseff deverá buscar a “retomada do diálogo” com o país, após as denúncias de espionagem de 2013, informou nesta quinta-feira (25) o Ministério das Relações Exteriores. De acordo com a pasta, a presidente também tentará atrair investimentos norte-americanos ao plano de concessões em infraestrutura e logística anunciado há cerca de duas semanas.

Em 2013, documentos sigilosos classificados como "ultrasecretos" vazados pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden revelaram que os EUA monitoraram atividades de outros países e de seus líderes, incluindo Dilma e a chanceler alemã Angela Merkel. Após as denúncias, a presidente cancelou a visita de Estado que faria ao país norte-americano naquele ano.

Nesta quinta, o subsecretário-geral Político do Itamaraty, Carlos Paranhos, detalhou a viagem que a presidente fará aos EUA, onde ela chegará no próximo sábado (27), e afirmou que o Brasil buscará também a retomada de contatos em área como comércio.

“Esta visita é importante porque representa uma retomada de diálogo político bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos de mais alto nível, além da retomada de contatos em áreas como comércio, econômica e debates sobre temas relevantes da agenda internacional”, disse o diplomata.

“E haverá a oportunidade para que a presidente apresente aos diferentes interlocutores, inclusive na área financeira e empresarial, o plano de ajuste fiscal que o Brasil está atravessando e transmita a importância da retomada das relações na captação de investimentos norte-americanos, sobretudo no momento em que estamos implantando um novo e importante programa de investimentos na área de infraestrutura”, acrescentou.

Há duas semanas, Dilma lançou, em Brasília, o Plano de Investimentos em Logística, que prevê até 2018 concessões em áreas como aeroportos, portos, rodovias e ferrovias. Segundo as estimativas do governo, o pacote envolverá R$ 198,4 bilhões em investimentos.

Fonte: G1.

Comente aqui