"É cedo para dizer que PT está no 'volume morto", diz Guimarães

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), rebateu nesta terça-feira (23) a declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o PT está abaixo do “volume morto” e “perdeu um pouco da “utopia”.

Segundo o jornal “O Globo”, durante encontro com líderes religiosos na última quinta (18), na sede do Instituto Lula, em São Paulo, o petista disse que a presidente Dilma Rousseff "está no volume morto" e o PT “está abaixo do volume morto”. Ainda de acordo com a reportagem, o petista se referiu à gestão da sucessora como "um governo de mudos".

“O Lula tem todo o direito de criticar o que ele quiser, ele é ex-presidente da República. (...) Quem fica apregoando essa história de que o PT está no fundo do poço ou está no volume morto ou coisa que o valha, vamos às eleições. Eu já vi tantas projeções feitas e não realizadas, vamos aguardar 2016”, disse Guimarães sobre o ex-presidente e em referência indireta ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que também criticou o partido.

Na avaliação do líder do governo, é precipitado fazer essa análise agora antes de saber como será o desempenho da economia do país em 2016.

“Quem ganha a eleição é economia, é bolso, não é nada de outra coisa. Se a economia retoma o seu processo de crescimento em 2016, eu não tenho a menor dúvida de que nós vamos sair bem”, afirmou. Segundo ele, “tem muita água para rolar ainda”.

Questionado se considerava as críticas pertinentes, Guimarães respondeu que sim, mas no âmbito interno à sigla. “Eu acho que, no momento, internas e não públicas”, avaliou.

Na segunda (22), o ex-presidente voltou a criticar a legenda ao dizer que o PT "perdeu a utopia" e defendeu uma "revolução" interna para abrir caminho para lideranças "mais jovens e com mais coragem".

O PT também foi novamente alvo de críticas de Cunha nesta segunda (22). Durante debate com investidores em São Paulo, ele disse que o partido está “chegando ao nível de patamar baixo, próximo ao fundo do poço”.

Fonte: G1.

Comente aqui