CPI do Senado espera presença de presidente do HSBC na terça

Na sessão de terça-feira da CPI do Senado que investiga o caso Swissleaks, uma cadeira estará reservada para o presidente do HSBC Brasil, Guilherme André Brandão. Os senadores esperam que a presença de Brandão, ainda não confirmada, compense a frustração causada pelo depoimento, na semana passada, de outro dirigente do banco, Fernando Ribeiro, responsável na instituição pela prevenção a crimes financeiros. Apesar de pressionado, Ribeiro evitou falar sobre as contas suíças.

Com pouco mais de um mês de funcionamento, a CPI já recebeu do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), do Ministério da Fazenda, a lista de 50 brasileiros ligados a contas secretas do banco suíço que fizeram movimentações financeiras com “indícios de ilícitos” nos últimos anos — as movimentações, porém, não estão necessariamente ligadas ao caso HSBC. O grupo representa 1,45% dos 8.667 brasileiros que constam nos documentos vazados do banco em 2008.

Entre as 50 pessoas que já fizeram transações financeiras suspeitas, há doleiros, um banqueiro do jogo do bicho, um apresentador de TV, empresários e ex-auditores fiscais. Diariamente, o Coaf recebe cerca de 5 mil comunicados de instituições financeiras sobre transações de alto valor, saques e depósitos em dinheiro vivo superiores a R$ 100 mil, assim como movimentações consideradas atípicas ou em desacordo com o histórico dos clientes.

Fonte: O Globo

Comente aqui