CPI do Carf convoca ex-conselheiros e dirigentes de empresas

A CPI do Senado que apura suspeitas de manipulação de julgamentos realizados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) aprovou nesta terça-feira (13) a convocação de ex-conselheiros do órgão e de empresários investigados pela Operação Zelotes, da Polícia Federal (PF).

Os integrantes da CPI aprovaram a convocação de sete pessoas ligadas ao Carf:

- Adriana Oliveira e Ribeiro (ex-conselheiro)
- Jorge Victor Rodrigues (ex-conselheiro)
- Meigan Sack Rodrigues (ex-conselheiro)
- Jorge Celso Freire da Silva (ex-conselheiro)
- Lutero Fernandes do Nascimento (assessor do ex-presidente do Carf e ex-secretário da Receita Otacílio Cartaxo)
- Edson Pereira Rodrigues (ex-presidente do Carf)
- Gegliane Maria Bessa Pinto (ex-funcionária da empresa J.R. Silva Adovagdados e Associados, que pertence à ex-conselheira Adriana Oliveira e Ribeiro)

Além de chamar pessoas ligadas ao Conselho, a CPI também decidiu convocar empresários cujas empresas são suspeitas de envolvimento com o esquema de corrupção:

- Eduardo Sirotsky Melzer (presidente da diretoria executiva do Grupo RBS)
- Luiz Moan (presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores)
- Marcos Madureira (vice-presidente do Santander Brasil)

A CPI também aprovou a convocação dos dirigentes da Ford Motor Company Brasil e da MMC Automotores do Brasil – Mitsubishi Motors, sem especificar os nomes dos executivos.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Antônio José Domingues de Oliveira Santos, também será convocado. Segundo o requerimento, ele é responsável pela indicação de conselheiros representantes dos contribuintes mencionados nas investigações da Operação Zelotes.

A Operação Zelotes apura suspeita de pagamento de propina para integrantes do Carf com o objetivo de anular ou reduzir débitos tributários de empresas com a Receita Federal. De acordo com a PF, são alvos da investigação, ao menos, 70 empresas, 15 escritórios de advocacia ou consultoria e 24 pessoas, entre as quais conselheiros e ex-conselheiros do Carf.

Fonte: G1.

Comente aqui