CPI da Petrobras pedirá exumação de ex-deputado José Janene

O presidente da CPI da Petrobras na Câmara, Hugo Motta (PMDB-PB), vai pedir a exumação do corpo do ex-deputado José Janene (PP-PR) para confirmar se o parlamentar está mesmo morto. O parlamentar disse nesta quarta-feira ter recebido informações de que a viúva do ex-deputado, Stael Janene, desconfia de que ele esteja vivo.

Janene, cuja morte foi anunciada em 2010 após problemas cardíacos, é citado no escândalo da Lava Jato por envolvimento com o doleiro Alberto Youssef e foi denunciado no processo do mensalão. Hugo Motta, que é médico, afirma que o caixão de Janene chegou lacrado ao Paraná após a confirmação da morte no Incor, em São Paulo.

“Se é verdade ou não, eu não sei. Mas eu acho que tem de ser esclarecido. Se a viúva não tem certeza que ele morreu, como a CPI vai ter?”, questionou o peemedebista. “Ninguém viu ele morto. É uma coisa muito estranha. Chegando essa informação até mim e eu não agindo, estarei sendo negligente”, acrescentou o deputado.

A ideia de Hugo Motta é pedir a exumação por meio de um ato da presidência da CPI, sem ter que submeter a votação dos colegas. Ele quer compor uma comissão de deputados para ir até o Paraná, colher amostras de DNA de familiares e confirmar a morte. A CPI também quer convocar Stael Janene para depor.

Ex-líder do PP na Câmara dos Deputados, Janene foi um dos pivôs do escândalo do mensalão por receber R$ 4,1 milhões do valerioduto. Ele foi absolvido na Câmara do processo por quebra de decoro parlamentar. O ex-deputado do PP também é citado por ter supostamente recebido dinheiro do esquema de corrupção da Petrobras, por meio de Alberto Youssef.

Fonte: Terra.

Comente aqui