Cerveró diz que Lula lhe deu cargo na BR por 'gratidão'

O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró disse em depoimento de delação premiada que foi alçado ao cargo de diretor da BR Distribuidora – subsidiária da estatal – devido a um ato de gratidão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o ex-executivo, a troca foi feita porque ele ajudou o Grupo Schahin a vencer uma licitação para o aluguel de um navio sonda para a Petrobras.

O negócio é apontado pelo Ministério Público Federal (MPF) como uma forma de pagamento por parte do Partido dos Trabalhadores a um empréstimo de R$ 12 milhões feito para o pecuaristaJosé Carlos Bumlai.
O dinheiro, repassado pelo Banco Schahin, teria sido usado para pagar dívidas do PT. O negócio rendeu a Schahin mais de R$ 1 bilhão.

Em depoimento, o pecuarista confirmou a fraude, mas negou que o ex-presidente Lula tivesse conhecimento dos fatos. O caso levou Bumlai à cadeia, por suspeita de corrupção. Ele já responde a um processo sobre isso e permanece preso em Curitiba.

Na delação, Cerveró disse que conseguiu continuar na estrutura da Petrobras graças à intermediação desse negócio. Segundo ele, foi o próprio Lula quem decidiu indicá-lo para o cargo na BR Distribuidora.

Ainda de acordo com o ex-diretor, coube a Lula garantir que o senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL) tivesse acesso político à estrutura da BR Distribuidora, com a indicação de nomes para ocuparem cargos na empresa.

Em nota, Collor nega ter tido qualquer orientação atendida. Ele diz que esteve uma vez na BR Distribuidora, "na defesa dos interesses do Estado de Alagoas, à época, afligido por calamidade pública de repercussão nacional". "Registre-se que, na ocasião, o pleito de interesse do Estado não foi atendido, o que dá justa medida da nenhuma influência do senador sobre a diretoria da referida empresa", diz o texto.

Fonte: G1.

Comente aqui