CANDIDATOS ELEITOS NÃO TOMARAM POSSE NAS PREFEITURAS

Apesar de eleitos, prefeitos de diversas cidades do Brasil não tomaram posse (Foto: Nelson Jr. | ASICS/TSE)

Ao menos 35 candidatos eleitos ou mais votados nas eleições municipais de 2016 não assumiram seus cargos de prefeito ontem (1º) por conta de decisões da Justiça, segundo levantamento da reportagem.

Em outros 19 casos, os prefeitos eleitos recorreram e garantiram o direito de assumir, mas os processos continuam em curso.

Em ao menos 14 cidades, devem ser marcadas novas eleições.

Até a publicação desta reportagem, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não havia divulgado balanço oficial sobre as cidades onde a situação está indefinida.

Na cidade de Mulungu, no Ceará, o prefeito eleito estava preso na PF, suspeito de fraudes no transporte escolar. Ele iria assumir o cargo da cadeia, mas foi solto na quinta-feira (28).

EMBU DAS ARTES

Em Embu, também na Grande SP, o prefeito eleito, Ney Santos (PRB), que atualmente é vereador, teve sua prisão preventiva decretada e sua diplomação suspensa. Ele é acusado de associação para tráfico de drogas e lavagem de dinheiro e está foragido.

OSASCO

Um dos casos mais emblemáticos é de Osasco, na Grande SP. Foragido desde 6 de dezembro, o prefeito eleito Rogério Lins (PTN) entregou-se à PF no último dia 25. Ele e 13 vereadores são acusados de contratação de funcionários fantasmas. Em vídeo, Lins negou as acusações. Na quinta, a Justiça concedeu a Lins e aos 13 vereadores liberdade, o que deve permitir sua posse.

Fonte: G1

Comente aqui